FPSO da Teekay Offshore está a caminho do estaleiro Brasfels para obras de adaptação, operando em seguida sob contrato da Karoon Energy

  • 05/05/2021

Piranema Spirit, o primeiro FPSO do mundo a utilizar o projeto de casco cilíndrico, está navegando a caminho do estaleiro Brasfels (RJ) para obras de adaptação

Boas notícias para os profissionais da indústria naval. O estaleiro Brasfels em Angra dos Reis (RJ) está a espera do FPSO Piranema Spirit, pertencente a joint-venture Altera Infrastructure (ex-Teekay Offshore). A plataforma segue rumo ao estaleiro para obras de adaptação e posteriormente cumprirá um contrato da Altera com a australiana Karoon para produção no campo de Neon, na Bacia de Santos.

A Petrobras desmobilizou o FPSO Piranema Spirit, instalado no campo de Piranema, em Sergipe. A petroleira brasileira notificou a Altera Infrastructure (ex-Teekay Offshore) sobre a data em 2020, cumprindo procedimento contratual que exige aviso prévio de dez meses.

A desmobilização da plataforma gerou, na época, reações dentro do governo de Sergipe. Preocupados com a queda na arrecadação em meio à crise, autoridades locais fizeram pressão para manter o projeto em operação por mais um ano.

FPSO Piranema Spirit

 

Altera Infrastructure e Karoon fecham contrato

A antecipação do cronograma de desmobilização do FPSO Piranema Spirit ocorre no momento em que a Altera Infrastructure negocia com a Karoon a utilização da unidade de produção no campo de Neon, na Bacia de Santos.

As empresas discutem o valor da taxa diária, e o grupo norueguês elabora um estudo (pré-FEED) para detalhar as adaptações necessárias na planta de produção da unidade e os custos da obra de adaptação, que será realizada em um estaleiro no Brasil.

O pré-FEED de Neon foi finalizado em outubro. O plano original da Karoon, elaborado antes da crise, previa que o projeto entraria em operação em 2023, interligado a dois poços horizontais produtores e um injetor de gás.

Fonte: Click Petróleo e Gás
05/05/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |