Unidade, que será adquirida pelo grupo no exterior, terá que ser submetida a obras de adaptação antes de iniciar operação no Brasil
A Perenco está perto de fechar a aquisição de um FSO para o Polo Nordeste, complexo que contempla os campos de Pargo, Carapeba e Vermelho, localizados em águas rasas da Bacia de Campos. Após negociações sem sucesso com a BW Offshore, voltadas ao FPSO Cidade de São Vicente, e outras empresas, a petroleira fechará contrato para a compra de um navio-aliviador que está no exterior.
A aquisição do FSO foi confirmada por fontes do PetróleoHoje, sem que o nome do navio e a empresa fossem revelados. O processo de negociação está sendo conduzido pelo board de Londres, sem a participação de executivos do Brasil.
As negociações estão praticamente concluídas, com previsão de assinatura para maio/junho. O FSO selecionado pela Perenco será submetido a obras de adaptação, programadas para serem executadas no segundo semestre, em um estaleiro do exterior.
O cronograma da petroleira prevê a chegada do FSO ao Brasil no final do primeiro semestre de 2022, entre os meses de maio e junho, quando será realizada a operação de comissionamento. A unidade entrará em operação no início do segundo semestre.
As primeiras investidas do grupo em busca de um FSO para o projeto tiveram início no último trimestre de 2020.
Atividade em curso
No momento, a Perenco executa campanhas de workover no campo de Pargo. O grupo francês aguarda autorização para substituir, em 2022, parte das linhas submarinas do Polo Nordeste.
A atividade envolverá a troca das linhas que interligam Carapeba 2 a Pargo e Vermelho a Pargo. A petroleira já deu início ao processo de aquisição dos dutos.
A Perenco produz, no momento, cerca de 4,5 mil barris/dia de óleo no Polo Nordeste. Todo o óleo produzido no ativo é escoado por uma rede de oleoduto da Petrobras até Cabiúnas.
A Perenco adquiriu os campos do Polo Nordeste no final de 2018, através do programa de desinvestimento da Petrobras, por US$ 370 milhões, mas só assumiu a operação dos ativos no final de 2019.
Em atividade desde 1988, os campos de Pargo, Carapeba e Vermelho contam com sete plataformas fixas.