WEG vai equipar a maior plataforma FPSO do Brasil

  • 21/05/2021

Fabricada pela Modec para Equinor, a plataforma será destinada ao pré-sal da Bacia de Santos e terá 140 motores elétricos. Foto: WEG.

 

A multinacional catarinense WEG fornecerá motores elétricos e equipamentos para a maior plataforma FPSO (Floating Production Storage and Offloading) do Brasil. Os equipamentos já estão sendo produzidos em sua sede em Jaraguá do Sul (SC) e atuarão no acionamento de compressores e bombas de fornecedores da Europa e Ásia.

No total serão fabricados cerca 40 motores elétricos de média tensão, com potências de até 13.400 kW, 100 motores elétricos de baixa tensão e cinco inversores de frequência de média tensão (três destes com potência nominal de 11.723 kW).

“Para projetos como este, cujo destino final é o Brasil, nossos clientes contam ainda com a maior estrutura de serviços local com técnicos amplamente treinados e habilitados para prestar suporte imediato em qualquer necessidade do cliente”, explica Elder Stringari, Diretor Corporativo Internacional da WEG.

A nova plataforma FPSO da Equinor fabricada pela japonesa Modec, será destinada ao pré-sal da Bacia de Santos. O início de sua produção está programado para 2023/2024 e terá capacidade de produzir até 220 mil barris de petróleo por dia e 15 milhões de m³/dia de gás natural.

Na última década, a WEG se consolidou como o maior fornecedor mundial de motores elétricos para plataformas de petróleo e gás do tipo FPSO, principalmente pela elevada tecnologia empregada nos produtos e a alta confiabilidade de operação.

Fonte: WEG, adaptado por Portal Itajaí Naval.
21/05/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |