Starnav Cygnus - Foto Portal Itajaí Naval

Estaleiro Detroit conclui docagem de classe do Starnav Cygnus

  • 02/06/2021

Starnav Cygnus – Foto Portal Itajaí Naval

 

O Estaleiro Detroit em Itajaí (SC) fechou o mês de maio concluindo mais uma docagem de classe, desta vez do PSV Starnav Cygnus. Em apenas duas semanas, a embarcação realizou a docagem de classe de 5 anos. Na doca do estaleiro, o PSV passou por uma revisão completa nos propulsores azimutais e bow thrusters, recebendo ainda uma nova pintura de casco.

Uma revisão também foi realizada nos dois guindastes móveis sobre trilhos no convés principal. O equipamento é o principal diferencial da série Starnav de Platform Supply Vessels, com cada braço podendo içar até 10 toneladas.

 

Os dois braços mecânicos, um em cada bordo, movem-se em paralelo ao convés elevando significativamente a capacidade operacional da embarcação. Foto: Portal Itajaí Naval.

Com a conclusão dos serviços no estaleiro e aprovação dos testes de mar junto à classificadora ABS, o Starnav Cygnus já se encontra em navegação de retorno ao Rio de Janeiro, onde mantém um contrato ativo com a Petrobras até 2024.

Construído no próprio Estaleiro Detroit em 2015, o Starnav Cygnus possui 90 metros de comprimento por 19 metros de boca. Seu conjunto diesel-elétrico (MTU-WEG) é capaz de gerar 8.320 kW de potência, suprindo sem dificuldades os propulsores azimutais Schottel, que por sua vez são capazes de impulsionar o Starnav Cygnus à 13 nós de velocidade em navegação.

Fonte: Portal Itajaí Naval.
02/06/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |