O grupo Keppel Corp de Cingapura, a Temasek e a Sembcorp Marine estudam uma potencial parceria que os levaria a combinar seus negócios offshore e marítimo (O&M).
A Keppel isolaria o novo negócio e futuramente sairia do negócio. A Temasek se tornaria o maior acionista da unidade combinada, enquanto a Sembcorp também deteria uma participação.
A unidade de O&M da Keppel, considerada uma das maiores construtoras de plataformas de petróleo offshore do mundo, e a Sembcorp foram afetadas pelo excesso de oferta de equipamentos, preços baixos do petróleo e diminuição de encomendas em anos recentes.
“O objetivo dessas discussões é criar uma entidade combinada mais forte e valor sustentável a longo prazo para a Keppel O&M e a Sembcorp Marine e suas respectivas partes interessadas, em resposta às mudanças dramáticas nos setores de energia e engenharia marítima e offshore globais”, disseram as empresas em um comunicado conjunto nesta quinta-feira (24).
As empresas contam com o investidor de Cingapura Temasek Holdings como seu maior acionista. A companhia resultante dessa combinação será listada e os acionistas da Sembcorp deterão as respectivas ações. A Keppel receberá ações da unidade combinada e um valor em dinheiro.
A Keppel e a Sembcorp possuem uma rede de estaleiros em Cingapura e no exterior, inclusive no Brasil, e empregam milhares de trabalhadores.
O mercado antevia uma nova consolidação no setor de construção de plataformas, uma vez que as empresas de construção naval e marítimo em mercados como a Coreia do Sul e a China já juntaram forças em meio a uma perspectiva fraca de negócios.