Estaleiro Detroit - Starnav Volans - Foto Erik Hoorn

Estaleiro Detroit conclui docagem de classe do Starnav Volans

  • 05/07/2021

Estaleiro Detroit – Starnav Volans – Foto Erik Hoorn

 

O Estaleiro Detroit, localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, acaba de concluir a primeira docagem de classe do PSV Starnav Volans. O estaleiro itajaiense segue um cronograma 2021 de docagens de classe da série de PSV’s Starnav, já concluindo o mesmo trabalho nas embarcações Starnav Cepheus (março) e Starnav Cygnus (maio).

O Volans chegou em Itajaí na segunda semana de junho e docou no dia 15, após o lançamento do Wellboat VAR. Na ocasião, os rebocadores Starnav Electra (80 Tons) e C Quartzo (60 Tons) apoiaram a faina dupla no estaleiro, com o lançamento do VAR seguido pela docagem do Starnav Volans.

Após duas semanas de trabalhos na doca e cais do estaleiro, o Starnav Volans realizou os últimos testes em mar durante essa semana. Com o êxito da prova de mar e aprovação da classificadora ABS, a embarcação iniciou o retorno ao Rio de Janeiro na última quinta-feira (01) para a retomada dos serviços junto à Petrobras.

Construído no próprio Estaleiro Detroit e entregue em 2016, o Starnav Volans possui 90 metros de comprimento por 19 metros de boca. Seu conjunto diesel-elétrico (MTU-WEG) é capaz de gerar 8.320 kW de potência, suprindo sem dificuldades os propulsores azimutais Schottel, que por sua vez são capazes de impulsionar o Platform Supply Vessel à 13 nós de velocidade em navegação.

Fonte: Portal Itajaí Naval.
05/07/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |