Casco da P-71, no Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES)/ Agência Petrobras

Jurong cria 2 mil vagas para reformar navio em Aracruz

  • 13/07/2021

Casco da P-71, no Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES)/ Agência Petrobras

 

O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) cria a partir de hoje 2 mil empregos para a modificação da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Óleo e Gás (FPSO, ou seja, navio-plataforma) P-71.

As chances são para empregos diretos e indiretos. A assessoria da Jurong confirmou que serão criadas vagas para funções como soldador, pintor e engenheiro, tanto no estaleiro quanto em empresas terceirizadas, mas não informou o número de oportunidades.

Mas um consultor empresarial que atua em formação de mão de obra e contratações informou para A Tribuna o número de vagas, confirmado por líderes empresariais, como o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer), Luis Soares Cordeiro. Otimista, ele disse que vê a reforma da P-71 como “muito positiva”.

“O número dado pelo consultor é dentro do que a gente já imagina como necessário para fazer as intervenções planejadas. A notícia é fantástica porque a criação de novos empregos tem impacto positivo na economia regional.”

As chances devem ser publicadas nos Sines municipais, ou no próprio site da Jurong (trabalheconosco.vagas.com.br/jurong) à medida que forem sendo abertas.

A informação da reforma da P-71, num contrato acima de R$870 milhões, foi publicada com exclusividade na quinta-feira (1) por A Tribuna.

O gerente-executivo de negócios da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Cícero Grams, disse que a P-71 é um projeto que já faz parte da carteira da Jurong, e que o contrato é aditivo para que a embarcação seja readequada.

“A Petrobras adquiriu a plataforma, e irá realocá-la do campo Tupi para o de Itapu. Para isso, terá de fazer modificações e adequar a plataforma, pois as características de óleo e gás variam de um campo para outro. Equipamentos terão de ser trocados e adaptados à característica do novo campo.”

Em nota, a Secretaria de Estado de Inovação e Desenvolvimento disse que a operação é de extrema importância para o Estado, porque movimentará a cadeia de serviços do setor de petróleo e gás, “gerando oportunidades para a região”.

“O Estado tem fornecedores qualificados, cadeia produtiva forte e é competitivo. A secretaria está próxima do mercado de Óleo e Gás e destaca que o Estado foi pioneiro em descomissionamento marítimo.”

Sobre a plataforma

  • Medindo 316m de comprimento e 54m de largura, a Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Óleo e Gás (FPSO) P-71 é capaz de movimentar 150 mil barris de petróleo por dia e seis milhões de metros cúbicos de gás natural em operação.
  • Tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo e pode acomodar 160 pessoas. A entrega da embarcação está prevista para o último trimestre de 2022.
  • A Petrobras terá que fazer ajustes na estrutura do FPSO P-71, que já está sendo construído pelo Estaleiro Jurong Aracruz para alocá-lo no campo de Itapu, na Bacia de Santos.
  • As modificações serão feitas na Jurong e acontecerão porque o ativo vai produzir menos gás que o esperado, obrigando a Petrobras a fazer mudanças no sistema de CO2 da plataforma, já que o ativo contém menos gás do que o campo do fator de recuperação de Tupi (antigo Lula), onde a plataforma foi originalmente planejada para ser instalada.

Principais modificações

  • O módulo de compressão de gás CO2 (M01) e o skid de remoção de CO2 do módulo M03 serão desativados. Outras modificações menores envolvem a instalação de novos conjuntos de trocadores de calor.
  • Enquanto isso, melhorias como a inclusão de uma bomba de serviço de poço de 1 MW e um sistema de controle de fluxo com inversor de 4,16 kV também serão feitas.

Vagas de emprego

  • A Jurong deve abrir cerca de 2 mil vagas de empregos. Os empregos diretos serão para especialista em contrato, soldadores, especialista em doc control (controle de documentos), designer naval structure (técnico de estrutura naval), engenheiros e instrumentalista de projeto.
  • Já para terceirizadas, as vagas serão para montador de andaime, esmerilhador, soldadores, pintor, cortador, eletricista instalador, mecânico de comissionamento, eletricista de energia e controle, montador de tubulação, técnico mecânico, instrumentista, montador de estrutura, líder (mecânico e tubulação).
Fonte: A Tribuna (ES)
13/07/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |