Cascos 143 e 142 em construção no Estaleiro Navship. Foto: Itajaí Naval.

Estaleiro Navship retoma obras paradas em 2018

  • 06/08/2021

Cascos 143 e 142 em construção no Estaleiro Navship. Foto: Itajaí Naval.

O Estaleiro Navship em Navegantes (SC), uma empresa afiliada do grupo Edison Chouest Offshore, retomou no primeiro semestre de 2021 importantes obras interrompidas em 2018. O estaleiro navegantino realizou nos últimos meses centenas de contratações para as áreas de produção, administração e de engenharia, visando entregar duas embarcações de apoio offshore até o próximo ano.

Os cascos 142 e 143 foram financiados pelo Fundo da Marinha Mercante e seguem agora em ritmo acelerado de trabalho. A oportunidade de concluir as obras surgiu com a retomada do setor de óleo e gás, que possui uma nova demanda de embarcações de apoio.

As duas embarcações, originalmente do tipo PSV (Platform Supply Vessel), serão entregues como RSV (ROV Supply Vessel), visando atender a necessidade atual do mercado por esse tipo de embarcação. Com isso, ambas as embarcações devem deixar o estaleiro já com unidades ROV (Remotely Operated Vehicle) e toda a estrutura a bordo para o apoio às operações dos robôs subaquáticos.

 

O casco 142 (Paulo Cunha) já recebeu a pintura padrão Chouest. Foto: Itajaí Naval.

A expectativa é que o casco 142, denominado Paulo Cunha, seja lançado no rio Itajaí-Açu em breve, com o comissionamento e a entrega ocorrendo ainda este ano. Por sua vez, o casco 143 deve ser lançado também este ano, devendo ser entregue nos primeiros meses de 2022.

Com propulsão diesel-elétrica e sistema de Posicionamento Dinâmico 2, as embarcações possuem 94 metros de comprimento por 19 metros de boca, e somam-se a frota de mais de 50 embarcações da Bram Offshore.

Fonte: Itajaí Naval
06/08/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |