ICN completa 12 anos: Ainda há muito mar para navegar

  • 23/08/2021

Sucesso do PROSUB e a captação dos Novos Negócios são motivos para comemorar a chegada dos 12 anos

A Itaguaí Construções Navais completa 12 anos no próximo sábado (21/08). Desde a sua criação, a cidade de Itaguaí pode presenciar a transformação de um grande canteiro de obras localizado ao lado da NUCLEP, no bairro Brisamar, em um gigantesco empreendimento que contempla milhares de empregos, diretos e indiretos, em toda região da Costa Verde e Zona Oeste do Rio. Gente que acorda cedo e se entrega em um dos maiores desafios já vistos em terras brasileiras: adquirir a tecnologia para a construção de 4 Submarinos Convencionais e de um Submarino de Propulsão Nuclear.

 

Paralelamente à fabricação dos de 3 submarinos convencionais (HumaitáTonelero e Angostura), nos habituamos a acompanhar nas redes sociais, a operação do Riachuelo, primeiro submarino do Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), navegando nas águas da Baia de Sepetiba até o oceano. O caminho até aqui foi longo. O Riachuelo realizou diversas provas de mar, navegação de superfície, imersão estática, imersão dinâmica, teste do sonar e teste com rebocador. Tudo para assegurar a confiabilidade do navio e dar a ele autonomia de navegação.

Agora, a ICN está finalizando uma grande manutenção chamada de RANAE. Um período que representa uma das últimas etapas antes da entrega definitiva do Submarino Riachuelo à Marinha do Brasil. Após o RANAE, o navio ainda passará por testes finais das armas e então, após a Cerimônia de Armamento do Submarino Riachuelo este demandará aos mares do nosso vasto litoral.

Segundo o Diretor Presidente da ICN, André Portalis, é um momento único na história da empresa que simboliza que o sonho dê lugar ao protagonismo.

 

“Fabricar um submarino é uma tarefa que exige muita dedicação e competência. É a proteção das nossas riquezas naturais que estão em jogo. Além disso, com o domínio da tecnologia, que será completo no dia da entrega do segundo submarino, é a construção da soberania industrial no setor naval de defesa que construímos aqui. Desde a inauguração, temos nos empenhado todos os dias para entregar o nosso melhor à Marinha. Por isso, agradeço aos parceiros, acionistas, à Marinha e principalmente, ao nossos Integrantes, que vestem a camisa e se doam todos os dias para cumprir essa missão. Parabéns a ICN, parabéns a todos”, finalizou o diretor presidente, André Portalis.

Novos Negócios

Além da fabricação dos Submarinos Brasileiros, a ICN está dando rápidas braçadas no caminho dos novos negócios, fator essencial para garantir a perenidade dos investimentos e da tecnologia adquirida. A empresa participa de uma disputa para a construção de uma Navio de Apoio Antártico, além das propostas a serem entregues que miram na manutenção dos próprios submarinos construídos pela a ICN, a montagem eletromecânica do Reator Protótipo ”Labgene” (bloco 40) e a fabricação da Seção de Qualificação do Submarino à Propulsão Nuclear, que vai iniciar a construção deste submarino. Cada um desses negócios vai abrir o caminho para o desenvolvimento dessas linhas de produtos e serviços, assim dinamizando a área industrial e as cadeias produtivas e inovadoras de Baia de Sepetiba e do Rio de Janeiro.

Fonte: Defesa Aérea e Naval – Guilherme Wiltgen
23/08/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |