Schottel fornecerá propulsores em 4 rebocadores da Starnav

  • 30/08/2021

 

A Starnav Serviços Marítimos irá equipar seus próximos quatro rebocadores de 32 metros de comprimento e 11,6 metros de largura com os propulsores azimutais Schottel RudderPropeller. Um dos barcos receberá a tecnologia Sydrive-M patenteada pela Schottel, os outros três serão configurados com Sydrive Ready — estarão preparados para uma posterior instalação do Sydrive-M. As embarcações serão construídas no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC).

O Sydrive-M viabiliza à Starnav oferecer serviços de apoio portuário mais rentáveis e com menos emissões de CO2 em portos brasileiros. Carlos Eduardo Pereira, CEO da Starnav, afirma: “Ao utilizar a solução híbrida da Schottel, estamos planejando uma navegação ecologicamente mais sustentável, uma vez que as novas embarcações permanecerão nas água pelas próximas décadas. Nossa meta sempre é alcançar o maior nível de confiabilidade do equipamento, a segurança das nossas operações e os cuidados com o meio ambiente. Com mais de 30 embarcações propulsionadas pela Schottel em nossa frota, continuaremos expandindo nossas operações e nos beneficiaremos de um forte parceiro com amplo know-how no Brasil”.

A propulsão principal de cada rebocador consiste em dois Schottel RudderPropeller tipo SRP 490 (2,525 kW cada) com hélices de passo fixo e diâmetro de 2,8 metros, garantindo mais de 80 toneladas de tração estática (bollard pull) e uma velocidade máxima de 12,5 nós.

O primeiro dos quatro rebocadores está programado para entrar em serviço em 2022.

O Schottel Sydrive-M permite facilmente conectar dois azimutais entre si através de uma linha de eixo e utilizar apenas um dos motores principais para o acionamento de ambos, reduzindo horas de operação do motor em baixa carga, diminuindo custos de manutenção, e proporcionando menor consumo de combustível e emissões de gases poluentes.

O sistema não necessita de componentes eletrônicos adicionais ou de uma caixa redutora, oferecendo muitas vantagens, no modo de operação de meia carga, modo de deslocamento livre, modo de carga total e modo de FiFi (Fire Fight).

Fonte: Portos e Navios
30/08/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: |