Resultados de auditorias mantém a CSP como fornecedora de placas de aço para os mercados de construção naval e vasos de pressão
A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) foi aprovada em auditoria para receber a recertificação Naval e PED AD2000 (Vasos de Pressão). As conquistas, alcançadas no mês de agosto, mantêm a CSP credenciada para fornecer placas de aço para aplicação no mercado de construção naval italiano e para a fabricação de vasos de pressão do mercado europeu, respectivamente.
A auditoria foi realizada pela certificadora Rina (certificação naval para o mercado italiano).
As auditorias foram realizadas, em sua maior parte, de forma remota, seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus. A auditoria da certificadora TUV também seguiu esse modelo híbrido.
A CSP é a primeira e única siderúrgica do Brasil, até o momento, que produz placas de aço de 300 milímetros, que são transformadas em chapas grossas para uso estrutural, principalmente na indústria naval. Em 2020, a CSP desenvolveu 30 aços de alta tecnologia (HTS), chegando a 117 no total. Hoje, a empresa comercializa mais de 300 aços ao carbono e tem capacidade para incrementar o mix de produtos.
Outras importantes certificações recentes foram obtidas pela siderúrgica, ampliando as suas possibilidades de mercado. Em 2021, a usina recebeu a Certificação de Conteúdo Local ANP, que qualifica a indústria cearense a fornecer placas de aço para a indústria de Petróleo e Gás Natural no Brasil.
A usina também conquistou a recertificação ISO 14.001:2015, atestando o compromisso da empresa com a proteção ao meio ambiente. O produto CSP conquistou ainda as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania).