Estaleiro Navship - Lançamento do RSV Paulo Cunha

Estaleiro Navship lança o RSV Paulo Cunha

  • 06/09/2021

Estaleiro Navship – Lançamento do RSV Paulo Cunha

 

O Estaleiro Navship em Navegantes (SC) acaba de lançar na água sua mais nova embarcação, o RSV Paulo Cunha. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (03) por volta do meio-dia, horário de maré alta do rio Itajaí-Açu.

O estaleiro navegantino não realizava um lançamento de embarcação desde agosto de 2017, quando foi lançado o AHTS Bram Power. Na época, já estavam em construção os cascos 142, 143 e 145, no entanto, em 2018 as obras foram paralisadas por conta da crise que atingiu o setor de óleo e gás.

Com a recuperação do setor a partir de 2020 e a nova demanda por embarcações de apoio offshore, as obras foram retomadas. Com isso, o casco 142 (Paulo Cunha) deve ser concluído e entregue ainda este ano e o casco 143 (Bram Spirit) no primeiro semestre de 2022. A expectativa agora é que o reinício das obras do casco 145 se confirme em breve também.

O RSV (ROV Support Vessel) Paulo Cunha é uma embarcação de 94 metros de comprimento por 19 metros de boca, com propulsão diesel-elétrica. Como principal função, o RSV Paulo Cunha irá lançar e operar um ROV (Remotely Operated Vehicle), ou seja, um robô subaquático para trabalhos e inspeções submarinas. Para tal, a embarcação conta com uma estrutura exclusiva para apoio às operações do ROV, com sala de controle e operação, oficina e plataforma de lançamento do robô.

O nome Paulo Cunha é uma homenagem ao ex-gerente de operações da ABS no Brasil. Através da American Bureau Shipping, o Sr. Paulo Cunha foi uma figura fundamental nos primeiros anos do estaleiro, dando total apoio na adequação às normas e exigências internacionais marítimas, ajudando o Estaleiro Navship a atingir os padrões de excelência e qualidade reconhecidos até hoje. Natural do Rio de Janeiro, Paulo entrou na ABS no início dos anos 70 e se aposentou em 2016.

Fonte: Itajaí Naval – Foto e vídeo: Abre Olho Notícias.
06/09/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |