Retomada do trabalho no Estaleiro Rio Grande abre 500 vagas de emprego

  • 08/09/2021

Antes de as atividades serem paralisadas, 3,7 mil pessoas trabalhavam no local. Retomada abriu oportunidades para pintores, soldadores, mecânicos e encanadores, entre outros. Saiba como concorrer.

Antes de as atividades serem paralisadas no Estaleiro Rio Grande, 3,7 mil pessoas trabalhavam no local. A retomada reaqueceu a economia no Sul do estado, com a abertura de 500 vagas em diversas áreas do setor naval, especialmente para pintores, soldadores, mecânicos e encanadores.

Quem estiver interessado pode entrar em contato por e-mail (recrutamento@ecovix.com.br) e se candidatar.

Por quatro anos, a construção de plataformas para a extração de petróleo movimentou as atividades do estaleiro. Nesse período, o setor naval da cidade chegou a contar com 30 mil trabalhadores. Mas, em 2016, ele passou a sofrer os impactos da Operação Lava-Jato, que apurou desvios em contratos da Petrobrás.

Uma estimativa da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) aponta que, entre 2016 e 2019, Rio Grande perdeu 18,9 mil empregos diretos e indiretos. E, com isso, uma queda na arrecadação de impostos estimada em R$ 21 milhões.

“A gente batalhou cinco anos, desde o término do contrato da PCOS, lá em dezembro de 2016, até agora, para trazer atividades navais para o estaleiro, que é na verdade o core business do estaleiro. Agora, felizmente, a gente conseguiu trazer o Siem Helix 1, retomando a construção, ou melhor, as atividades navais no estaleiro”, afirma o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila.

A engenheira civil Valesca Castro acredita que, com isso, volta a esperança. Ela trabalhou de 2010 a 2016, quando foi demitida junto com os demais colegas. Cinco anos depois, volta com um contrato temporário.

“Eu estou muito feliz com a oportunidade. Ver o estaleiro funcionando novamente é recompensador. A minha expectativa é de a gente atender tudo no prazo correto, a expectativa do cliente e, quem sabe, novos projetos que entrem. E eu possa continuar efetiva aqui”, celebra.

A esperança dos administradores é a mesma, que a retomada das atividades seja apenas um primeiro passo para atrair mais negócios.

“A gente compreendeu o volume de emprego, renda, impostos que podem ser gerados nessa área. É muito importante que o mercado perceba que esse dique e essa estrutura que foi montada está à disposição para o desenvolvimento da indústria naval”, diz o superintendente dos Portos RS, Fernando Estima.

É recomendado que, a cada cinco anos, seja realizados os serviços de manutenção e reparo nos navios. As atividades no Siem Helix 1 começam nesta quinta (9). A embarcação que veio do Rio de Janeiro permanecerá no dique por 45 dias.

Fonte: G1 – RBS – Joellen Soares
08/09/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |