Por ocasião do Exercício Tridente 2021, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, na presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e comitiva, realizou uma cerimônia para anunciar o estaleiro vencedor da Licitação Internacional para a construção no Brasil, de seu futuro Navio de Apoio Antártico (NApAnt).
Ouça aqui como foi o anúncio do vencedor e as palavras do presidente.

Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos

Presidente Jair Bolsonaro
Após análise das BAFOs (Best and Final Offer), apresentadas, o estaleiro Jurong Aracruz LTDA/SEMBCORP Marine Specialised Shipbuilding, foi escolhido por ter apresentado a melhor oferta dentro dos critérios de seleção da Marinha. Selecionado na short list junto com as empresas DAMEN SHIPYARDS / WILSON, SONS ESTALEIROS LTDA e ITAGUAI CONSTRUÇÕES NAVAIS S/A / KERSHIP, o estaleiro Jurong Aracruz irá construir o navio na cidade de Aracruz, uma cidade do litoral norte do Espírito Santo.
Após o anúncio solicitamos ao Diretor Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra, José Augusto Vieira da Cunha de Menezes e ao Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, Vice Almirante, Amaury Calheiros Boite Junior uma entrevista para entender mais sobre o processo que levou a escolha do estaleiro Jurong Aracruz/SEMBCORP como vencedor.
Observação: Devido a alta velocidade empregada pelo navio no momento da entrevista, o áudio está um pouco comprometido, pois o Salão Nobre onde a mesma foi realizada, fica abaixo da linha d’água próximo a popa.