Estaleiro Brasfels começou a fabricação de módulos para o FPSO P-78

  • 25/11/2021

Ao menos um alento para a indústria naval brasileira, que há tempos sofre com a falta de grandes projetos. O estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), começou a fabricação dos módulos de produção do FPSO P-78, que será instalado no campo de Búzios, na Bacia de Santos. Ao todo, serão construídos dez módulos aqui no Brasil – de um total de 21 – e os trabalhos devem durar cerca de 20 meses. A fabricação dos demais módulos, do casco e a integração serão realizados na China, Coreia do Sul e Cingapura. A expectativa é que o FPSO seja entregue em 2024, com início da produção em 2025.

A P-78 é a primeira da nova geração de FPSOs da Petrobras, fruto de mais de dez anos de aprendizado nos ciclos de projeto, construção, partida e operação de plataformas de produção no pré-sal”, disse o Diretor de Desenvolvimento da Produção da estatal, João Henrique Rittershaussen. “A unidade incorpora as melhores soluções técnicas e de gestão de engenharia identificadas por meio do programa corporativo Projeto Referência, que culminou com a definição de um modelo de unidade de produção a ser utilizada no pré-sal”, completou.

O FPSO P-78 terá capacidade de processamento diário de 180 mil barris de óleo e de 7,2 milhões de m³ de gás. Segundo a Petrobrás, a unidade vai incorporar soluções que abrangem a ampliação da eficiência energética, novas tecnologias de separação e reinjeção de CO2, redução da queima de rotina, entre outras. O navio-plataforma será interligado a 13 poços, sendo 6 produtores e 7 injetores, por meio de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos de produção e de injeção e dutos flexíveis de serviço.

Fonte: Petronotícias
25/11/2021|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |