O Estaleiro Detroit em Itajaí (SC), anunciou recentemente por meio de uma rede social que foi concluído com êxito o comissionamento do segundo wellboat construído pelo estaleiro, e que o mesmo já se encontra operando desde novembro.
A embarcação denominada VAR, nome alusivo a uma deusa nórdica, deixou o estaleiro itajaiense em outubro e seguiu para o Chile, país sede do Grupo Detroit. Já em águas chilenas, o wellboat passou pela fase de comissionamento da planta de manuseio de pescado, com apoio da equipe Detroit Brasil e logo já iniciou as operações pela empresa AquaChile.
De olho no mercado global de alimentos, o Grupo Detroit através da subsidiária AquaChile, segue avançando na operação de embarcações de apoio à fazendas marinhas de criação de peixes, em especial o salmão. Com a entrega do VAR, o grupo já opera 13 embarcações, sendo dois wellboats construídos pelo Estaleiro Detroit em Itajaí.
Ainda segundo o estaleiro, a planta de manuseio de pescado do VAR foi totalmente desenvolvida no Brasil, com parceiros locais e em plena pandemia. Com o conhecimento adquirido pelo estaleiro no primeiro wellboat, denominado EIR, foi possível desenvolver uma tecnologia própria, que também deve equipar os dois próximos wellboats a serem construídos em Itajaí já a partir de 2022.
Os wellboats são embarcações tanque especialmente desenvolvidas para coletarem o pescado em fazendas marinhas próximo a costa e transportarem vivos até a indústria de processamento em terra, gerando um produto de alta qualidade e valor agregado. Para isso, um wellboat é dotado de uma planta de manuseio de pescado, que consegue coletar o peixe e criar um ambiente ideal que pode manter o animal vivo por até sete dias, controlando entre vários fatores, a temperatura, pureza e pH da água.
O wellboat VAR possui 72,1 metros de comprimento por 15,5 metros de boca e vai transportar em média 270 mil quilos de salmão vivo por viagem. A embarcação é dotada de quatro geradores de 850 kW cada e dois conjuntos de eixos com hélices de passo variável de 2,5 metros de diâmetro projetados para uma potência de 1.520 kW.