O Estaleiro Detroit em Itajaí (SC) acaba de concluir a docagem de classe de 5 anos do PSV Starnav Hydra. Todo o trabalho, incluindo os serviços na doca do estaleiro, no cais de acabamento e prova de mar, foram realizados em apenas duas semanas. Após obter o êxito nos testes de mar, o Starnav Hydra deixou o litoral catarinense nesta última terça-feira (08) com destino ao Rio de Janeiro, onde mantém um contrato ativo com a Petrobras.
Com 90 metros de comprimento por 19 metros de boca, o Starnav Hydra é um PSV com 5 mil toneladas de capacidade de carga. A embarcação do tipo diesel-elétrica possui um conjunto de quatro geradores de 2080 kW cada, formados por motores diesel MTU e alternadores WEG. Os propulsores principais, dois azimutais da Schottel, são capazes de impulsionar a embarcação a 13 nós de velocidade.
Programação para 2022
O estaleiro itajaiense segue comprometido em finalizar a bateria de primeira docagem de classe de todos os PSV’s do armador Starnav Serviços Marítimos. Ainda em 2022, devem passar pela doca do estaleiro as embarcações Starnav Libra, Starnav Circinus e o Starnav Delphinus. Ao todo, o Estaleiro Detroit entregou 18 embarcações do tipo Platform Supply Vessel à Starnav entre os anos de 2013 e 2017.
O estaleiro segue ainda trabalhando na construção de quatro novos rebocadores de 80 toneladas de Bollard Pull também para a Starnav. Os cascos C-417, C-418, C-419 e C-420 já estão em produção e serão batizados como Starnav Pollux, Starnav Octans, Starnav Polaris e Starnav Lynx respectivamente. A primeira entrega deve ocorrer já no primeiro trimestre de 2022, com as demais ocorrendo a cada três meses até o último rebocador ser entregue em dezembro.