Comandante da Marinha visita a ICN e confirma a incorporação do ‘Riachuelo’ até o final do 1° semestre

  • 28/03/2022

Na quarta-feira (23), a Itaguaí Construções Navais (ICN) recebeu a visita do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e sua comitiva, além de diversos membros do Almirantado.

AE Garnier e Sr. André Postalis (CEO da ICN)

 

Inicialmente, se reuniram para tratar de detalhes do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), e na sequência o Comandante da Marinha e sua comitiva, foram acompanhados pelo Sr. André Portalis (CEO da ICN), conhecer de perto cada detalhe das instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), o Estaleiro de Construção (ESC) e todo o Complexo Naval de Itaguaí, incluindo a Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), onde ficaram baseados os quatro submarinos da Classe Riachuelo.

 

O AE Garnier pode verificar o atual estágio das atividades que envolvem a infraestrutura, a construção e a operação dos novos submarinos brasileiros, observando o quanto o programa avançou, mesmo durante o período da pandemia, além dos desafios naturais e dificuldades que envolvem projetos de tal envergadura.

 

 

Segundo o Comandante da Marinha, “as notícias são positivas. Até o final deste semestre o Riachuelo, primeiro navio da classe, será entregue ao setor operativo da Marinha, pronto para a missão de patrulhar e defender a nossa Amazônia Azul. Nos próximos anos, serão incorporados o Humaitá, o Tonelero e o Angostura”.

Com relação ao Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SCPN), o Comandante da Marinha disse que “ainda em 2022 terá início a construção do Álvaro Alberto, primeiro submarino com propulsão nuclear”.

Fonte: Defesa Aérea e Naval – Guilherme Wiltgen
28/03/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |