Os wellboats EIR e VAR foram os primeiros do tipo construídos no Brasil, ambos modelo WB 2000. Foto: Jojo Valdebenito.

Grupo Detroit se consolida no mercado de wellboats

  • 14/03/2022

O Grupo Detroit, que possui um estaleiro em Itajaí (SC), foi um dos destaques na feira AquaSur 2022, realizada entre os dias 02 e 04 de março no Chile. Durante o evento, que é dedicado ao milionário mercado do cultivo de salmões em fazendas marinhas, o grupo chileno lançou sua nova versão de wellboat.

A integração entre as equipes do Chile e do Brasil, vinculadas à empresa Detroit, está dando bons resultados. Nos últimos anos, de forma pioneira no Brasil, o Estaleiro Detroit projetou e construiu duas embarcações exclusivas para o transporte de salmões vivos, modelo WB 2000. Agora, o estaleiro itajaiense trabalha no novo wellboat apresentado na feira, o WB 3000, que deve ter duas unidades entregues até 2023.

O estande do Grupo Detroit na Feira AquaSur 2022 no Chile foi um dos destaques do evento e contou com funcionários da filial de Itajaí. Foto: Jonathan Garcés, Salmonexpert.

 

O estande do Grupo Detroit na Feira AquaSur 2022 no Chile foi um dos destaques do evento e contou com funcionários da filial de Itajaí. Foto: Jonathan Garcés, Salmonexpert.

O novo projeto de wellboat é uma evolução do modelo atual. As duas novas embarcações, já em construção em Itajaí, terão sua capacidade ampliada, saltando de 2000 m³ de capacidade de carga para 3000 m³. O novo modelo também é maior em dimensões, com 78 metros de comprimento por 16 metros de boca, contra 72 metros de comprimento por 15,5 metros de boca da versão anterior.

Assim como os dois primeiros wellboats, os novos também serão dotados de sistemas de controle de temperatura e monitoramento completo da qualidade da água, capacidade de descarregar os dois tanques ao mesmo tempo e viabilidade de processamento do pescado no convés do navio. Ao serem concluídas, as novas embarcações seguem para a operação nas águas geladas do Chile, onde o grupo mantém forte atividade no segmento.

Fonte: Salmonexpert, adaptado por Itajaí Naval.
14/03/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |