Estaleiro em Navegantes conquista novas obras no valor de R$ 56 milhões

  • 04/05/2022

O Estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC) vai ampliar o número de trabalhadores diretos para cerca de 300 operários a partir deste mês com as obras de reforma de três dos ferry boats que fazem a travessia entre os municípios paranaenses de Guaratuba e Caiobá.

As obras da primeira balsa, batizada de Guaragaçu, com capacidade para 52 automóveis e 96 passageiros, iniciaram já em abril no parque fabril da empresa em Navegantes (SC) e devem levar cerca de 45 dias. A conclusão da última balsa está prevista para agosto deste ano.

O contrato emergencial firmado entre a Internacional Marítima e o governo do Estado do Paraná prevê ainda a reforma de mais quatro atracadouros nos próximos seis meses. No entanto, a expectativa é de continuidade nas operações do estaleiro navegantino, com o aquecimento gradativo que o setor da construção naval vem sentido no pós-pandemia.

Os reparos previstos para as três embarcações incluem docagem, medição de espessura e avaliação dos cascos, toda a parte de caldeiraria, além da reforma das máquinas, motores e dos sistemas elétrico e hidráulico, além da pintura final”, explica o diretor do INC, Josuan Moraes Júnior.

O estaleiro tem capacidade de processar 100 toneladas de aço por mês e operava com cerca de 100 trabalhadores diretos. A INC também é referência na construção e reparos de embarcações de serviços (workboats), lanchas para o transporte de passageiros, rebocadores portuários, navios de apoio às plataformas de petróleo e barcos de pesca.

Já estamos em processo de contratação de mais 200 trabalhadores na indústria naval para atender toda a demanda do ano, o que representa a geração de mais 1 mil postos de trabalho indiretos”, acrescenta o diretor. Os interessados nas vagas podem enviar os currículos para o e-mail: angela.braz@internacionalmaritima.com.br.

Fonte: Diarinho / Portal Itajaí Naval