Estaleiro Vard-Promar - Pernambuco

Conselho do FMM prioriza R$ 890 milhões para novos projetos

  • 20/07/2022

Um dos destaques foi a prioridade de R$ 240 milhões pleiteada pelo Vard Promar (foto) para construção de um novo dique flutuante no estaleiro em Pernambuco

O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou R$ 892,4 milhões em prioridades de financiamento para novos projetos do setor naval, com prazo de 450 dias. A maior parte desse montante corresponde a pedidos de recursos para conversão, modernização e reparo de embarcações de apoio. Os valores foram aprovados na 50ª reunião ordinária do CDFMM, realizada no último dia 7 de julho e detalhadas em resolução nesta terça-feira (19). O maior valor priorizado, de R$ 240,5 milhões, é pleiteado pelo Vard Promar (foto) para a construção de um novo dique flutuante (Promar 2) em seu estaleiro, localizado em Pernambuco.

A Wilson Sons Ultratug obteve prioridade de R$ 142,1 milhões para reparo com docagem de 20 PSVs no estaleiro do grupo, localizado no Guarujá (SP). A empresa também obteve outros R$ 14,8 milhões em prioridades para modernização dos PSVs Saveiros Fragata, Prion, Sterna, Zarapito, além da conversão do PSV Saveiros Gaivota para embarcação do tipo Lightering Support Vessel (LSV), no Wilson, Sons Estaleiros.

Outra empresa do grupo, a Wilson Sons Rebocadores, obteve prioridade de R$ 207,2 milhões para reparo com docagem de 28 rebocadores, também no estaleiro do grupo. Uma outra obra prevista para a Wilson Sons Estaleiros é para a empresa Magallanes Navegação, que obteve nessa reunião prioridade de R$ 1,9 milhão para modernização do PSV Torda.

A Bram Offshore obteve prioridade de R$ 22,6 milhões para reparo com docagem dos AHTS (manuseio de âncoras) Bram Force e Bram Power e dos PSVs (transporte de suprimentos) Bram Brasília e Campos Commander, em seu estaleiro (Navship), em Itajaí (SC). A empresa também conseguiu R$ 4 milhões em outra prioridade voltada para a modernização dos PSVs Bram Bahia e Bram Brasil, também prevista para o Navship.

A Camorim conseguiu prioridade para a conversão dos rebocadores convencionais Sagamorim II e C Vendaval em rebocadores azimutais de 70 toneladas de tração estática (bollard pull), no estaleiro Camorim Serviços Marítimos (RJ), no valor total de R$ 61,4 milhões. Já a Starnav conquistou junto ao FMM prioridade para a modernização dos PSVs Starnav Taurus, Starnav Andromeda, Starnav Draco e Starnav Phoenix, em seu estaleiro (Detroit Brasil), em Santa Catarina, com valor total de R$ 197,9 milhões.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira