Saab leva experiência na construção de estaleiros à Navalshore

  • 18/08/2022

Um dos objetivos da empresa multinacional é participar ativamente do ramo da construção naval militar, em parceria com estaleiros privados ou estatais

A Saab, por meio do seu estaleiro Kockums, é mais uma empresa participante da Navalshore 2022. Kockums é o estaleiro da Saab de construção e reparação de navios, com sede em Malmö, e estaleiros em Karlskrona e Muskö, na Suécia.

“Estamos participando como associada do Cluster Naval do Rio de Janeiro, junto às demais empresas que integram essa iniciativa, para ampliar as conversas e parcerias que contribuam para o desenvolvimento do mercado interno marítimo”, ressaltou Pieter Verbeek, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da Saab do Brasil.

“Um dos objetivos da Saab é participar ativamente do ramo da construção naval militar, em parceria com estaleiros privados ou estatais, abrangendo navios de patrulha costeira e de patrulha oceânica. Também buscamos introduzir, no Brasil, a tecnologia de construção de navios em materiais compósitos, com destaque para os caça minas, um tipo de navio que o atual conflito na Ucrânia vem demonstrando ser essencial para a garantia da livre circulação de mercadorias pelo mar”, disse Pieter Verbeek, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da Saab do Brasil.

Ele ainda citou a expertise da empresa para a construção de diversos tipos de lanchas, como para serviços de praticagem, emergências médicas, salvamentos e segurança de águas interiores e instalações portuárias. “As Combat Boat CB90 já foram testadas na Amazônia, pelo Exército e pelos fuzileiros navais. É uma embarcação muito versátil, inclusive, para desembarques e ações de forças especiais, que também vão poder ser fabricadas no Brasil.”

Em relação à indústria de construção naval militar, Verbeek disse que tem visto o despertar de um novo ciclo no Brasil, com a contratação das novas fragatas para a Marinha. “A Saab está apostando que esse contrato vai ser o estopim para a construção de novos navios para a Marinha, em estaleiros nacionais, abrindo oportunidades também para outros de seus produtos, como radares de vigilância e direção de tiro.”

O visitante da Navalshore que for ao estande ocupado pela Saab vai poder conhecer algumas soluções e tecnologias como, por exemplo, a tecnologia de material composto que pode ser adotada para a construção de navios de guerra e de superestruturas de diversos tipos de embarcações, com vantagem na redução de peso alto e economia na manutenção. “Com relação aos produtos, levaremos informações sobre os sistemas Caça Minas incluindo veículos não tripulados militares e os veículos não tripulados comerciais da Saab SeaEye”, contou Verbeek.

A SeaEye produz veículos robóticos subaquáticos elétricos e não tripulados em uso no mercado de óleo e gás brasileiro. “Já são dez sistemas, operando em uma ampla variedade de situações e serviços aqui, no país. Em todo o mundo, foi pioneira no setor offshore e já possui mais de 900 unidades entregues. Seus veículos também são frequentemente utilizados para pesquisa científica, aplicações militares e para a inspeção de observação e trabalhos ambientais”, destacou o executivo.

Fonte: Portos e Navios – Marjorie Avelar
18/08/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |