Hidrovias do Brasil avança no projeto dos primeiros empurradores elétricos do mundo

  • 28/10/2022

A Hidrovias do Brasil avança no projeto dos primeiros empurradores elétricos de manobra do mundo. Nesta semana, uma das embarcações, o “HB Poraquê”, foi lançada em água no estaleiro Belov, na Bahia, onde os empurradores elétricos estão sendo construídos.

O projeto contará com uma tecnologia inédita na navegação interior, trazendo impacto positivo sustentável no modal hidroviário: trata-se da geração híbrida com baterias para reduzir as emissões de CO2 (gás carbônico) e contribuir para a migração da matriz energética para uma energia mais limpa. A expectativa é evitar a emissão de até 2.168 toneladas de CO2 na maturidade do projeto. Os empurradores vão operar no Terminal de Uso Privado (TUP) da Hidrovias do Brasil, localizado em Barcarena (PA), área de grande circulação de embarcações, contribuindo para a redução de emissões atmosféricas, ruído e vibração.

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário, em toda a América do Sul. No Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), dispõe de logística para o transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios. Já no Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras.

Fonte: Portos e Navios
28/10/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |