Indústria naval aposta em projetos de baixo carbono em estaleiros

  • 18/11/2022

Com o aumento do número de projetos de parques eólicos offshore no Brasil, o tema vem cada vez mais despertando a atenção. Esses equipamentos captam os ventos constantes em alto-mar e os transformam em energia elétrica. A expectativa é de que em cinco anos, o segmento crie novas oportunidades para a indústria naval brasileira, principalmente no Nordeste, região que concentra 80% dos parques brasileiros.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira durante o Panorama Naval no Rio de Janeiro, evento promovido pela Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e que tem como objetivo esclarecer o horizonte de negócios sobre a indústria naval fluminense frente ao mercado brasileiro. A Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso, fala sobre como está o andamento para colocar em prática essas novas tecnologias no mercado naval.

Outro tema abordado durante o encontro foi o descomissionamento dos sistemas de produção de óleo e gás, que é a inutilização das instalações de exploração desses recursos. Um grande desafio para essa indústria é fazê-lo de forma segura. A Gerente naval da Firjan fala sobre a necessidade de adequação e de soluções específicas para o descomissionamento.

O Panorama Naval no Rio de Janeiro é resultado do trabalho conjunto de diversas instituições atuantes neste segmento, com o objetivo de dar robustez às análises das oportunidades e entraves no estado.

Fonte: Agência Brasil – Tatiana Alves
18/11/2022|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |