Projetos correspondem a obras de construção, reparo e conversões de embarcações de apoio portuário, de apoio marítimo e de navegação interior em estaleiros de grupos verticalizados, no Sul e Sudeste, e em instalações das regiões Norte e Nordeste
O Ministério de Portos e Aeroportos contabilizou a conclusão de 108 obras com apoio financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM) em 2022. Os projetos correspondem a 103 reparos e outros serviços, além de 5 construções de embarcações, que somam investimentos de R$ 907,5 milhões em recursos aprovados pelo conselho diretor do fundo setorial (CDFMM). De acordo com o balanço consolidado da pasta, não foram concluídos projetos de construção ou expansão de estaleiros nem obras portuárias/aquaviárias no período. Este último item foi incorporado entre as possibilidades de tomadores de empréstimo em 2022. Os projetos elencados correspondem principalmente a obras de construção, reparo e conversões de embarcações de apoio portuário, de apoio marítimo e de navegação interior em estaleiros de grupos verticalizados, no Sul e Sudeste, e em instalações das regiões Norte e Nordeste.
Do montante, R$ 383 milhões correspondem a projetos relacionados a 15 embarcações na carteira do estaleiro Navship (SC): construção de duas embarcações (Paulo Cunha e Bram Spirit), da Bram Offshore; reparo de 6 embarcações — Navegantes Pride e Campos Cliper (Alfanave) e Bram Bahia, Bram Belém, Bram Buck e Stim Star Brasil (Bram); além da conversão de 7 embarcações – Navegantes Pride, Campos Cliper (Alfanave) e Bram Brasil, Bram Bahia, Bram Belém, Bram Búzios e Bram Brasília). As duas empresas de navegação e o estaleiro pertencem ao grupo norte-americano Edison Chouest.
No Rio de Janeiro, R$ 224,7 milhões foram destinados a 20 projetos do grupo CBO, dos quais 17 reparos e 3 conversões de embarcações, ambas de apoio marítimo. Em São Paulo, foram R$ 198 milhões voltados para o reparo de 20 rebocadores e a construção de dois rebocadores (WS 172 e WS 173) do grupo Wilson Sons, em seu estaleiro no Guarujá.
No Nordeste, R$ 38 milhões foram para a construção de um empurrador fluvial (INA 660) da Louis Dreyfus pelo Estaleiro Inace (CE) e R$ 3,7 milhões para o reparo de uma embarcação da Wilson Sons pelo Estaleiro Belov (BA). Na região Norte, destaque para o reparo de 6 rebocadores da Wilson Sons na unidade do estaleiro Eram no Pará, no valor total de R$ 32 milhões, e a modernização de 42 barcaças da Hermasa na outra unidade do Eram no Amazonas, com outros R$ 27,9 milhões de recursos.
Os dados do boletim de janeiro/2023 do ministério compilaram informações da Coordenação-Geral dos Projetos dos Fundos de Infraestrutura/Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Infraestrutura/Secretaria de Fomento, Planejamento e Parceria (CGFI/DEFOM/SFPP), com base nas resoluções CDFMM.