Fornecedores acompanham desenvolvimento de projetos navais e de defesa no Peru e Colômbia

  • 27/03/2023

Presidente da CSENO/Abimaq sugeriu que interessados em fornecer para países sul-americanos fiquem atentos a demandas de programas das marinhas locais e a serviços de reparo e manutenção prestados por estaleiros peruanos e colombianos

O presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSENO/Abimaq), Leandro Pinto (Anschütz do Brasil), observa movimentos na direção de potenciais investimentos nos setores naval e de defesa de países sul-americanos como Peru e Colômbia. Pinto, que participou de um evento da área de defesa ocorrido na Colômbia (ColombiaMar), no começo do mês, sugeriu aos associados interessados em buscar eventuais contratos de fornecimentos externos ficarem atentos aos programas estratégicos desses países.

Pinto explicou que tanto o Cotecmar (Colômbia) quanto o Sima (Peru) são estaleiros público-privados que, além de construção naval, também realizam reparo e manutenção naval. Ele informou que o programa estratégico de superfície (PES) da Colômbia, que inclui a construção de fragatas, saiu do papel com o aporte da armada colombiana no Cotecmar. Esse estaleiro também participa de programas para a construção de dois navios OPV (offshore patrol vessel) e também de navios de apoio logístico.

O Peru também está discutindo a construção de novas fragatas para a Marinha do país. O presidente da CSENO acrescentou que o estaleiro Sima recebeu aporte do governo com intuito de revitalizar a construção naval, além de gerar emprego e renda. A expectativa é que sejam geradas demandas de reparos em embarcações da marinha local e em embarcações comerciais.

A diretoria da CSENO/Abimaq também pretende continuar a buscar o estreitamento institucional com Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) e com as diretorias da Marinha para identificar e sugerir novas oportunidades de fornecimento pela indústria nacional. A câmara setorial vem procurando debater possibilidades de incrementos de conteúdo local, além de acompanhar o progresso da construção das fragatas classe Tamandaré, bem como os projetos para navios-patrulha (Napas) e demais programas da Marinha do Brasil.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
27/03/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |