Inovação criada por engenheiro do Estaleiro Enseada acelera entrega de pás eólicas para o Projeto Tanque Novo, na Bahia

  • 16/03/2023

 

A implantação do Projeto Eólico Tanque Novo, na Bahia, segue a todo vapor com sua inauguração confirmada pela CGN Brasil para o próximo mês de abril. A operação logístico-portuária encerrada no complexo industrial e logístico do Enseada, localizado em Maragogipe, no Recôncavo baiano foi um dos pilares do sucesso da operação.

No total, 40 aerogeradores de fabricação da Goldwind, foram recebidos, armazenados na área alfandegada de 750 mil m2 do complexo e transportados até o destino, a cerca de 1.000 km de distância do complexo. Toda a operação foi executada em tempo recorde, levando-se em consideração o embarque na China até o desembarque final na região Sul da Bahia. Com um detalhe: o êxito das atividades teve uma grande contribuição graças a uma inovação de um engenheiro baiano.

 

Estaleiro Enseada – Engenheiro Danilo Oliveira

Inspirado numa prancha de surfe, ele teve a ideia de inverter o conjunto (carreta, apoios e pás) e criou um par de dispositivos que, uma vez colocados na carreta especial que transporta as pás no desembarque do navio, possibilitou inverter o lado da varredura da pá, que possui 76 metros e pesa 22 toneladas. Danilo Oliveira, engenheiro mecânico da Enseada com MBA em Lean Manufacturing e desenvolvedor da solução, explicou que o transporte convencional é realizado com a cauda para parte traseira da carreta especial. “Com a pá invertida, viabilizamos que a varredura fosse pela parte dianteira, eliminando possíveis interferências dentro do complexo industrial”, disse. Ainda segundo ele, a inovação foi pensada de forma conjunta com profissionais da companhia, simulada em software de engenharia e testada no cais da Enseada antes da execução, garantindo uma operação segura, produtiva e sem falhas em todas as etapas do contrato logístico-portuário.

 

Desde o primeiro momento da operação o foco na produtividade e na segurança foram priorizados, como disse o diretor de Operações do Enseada, Mário Moura: “As turbinas eólicas foram movimentadas numa minuciosa operação portuária sendo armazenadas temporariamente em nosso pátio alfandegado. Por fim, através de escoamento rodoviário, nosso cliente transportou gradualmente os conjuntos até o Sul da Bahia.”

 

A consolidação do terminal como polo atrator de novas oportunidades de negócios e gerador de emprego e renda, está contribuindo para o seu desenvolvimento regional. O Enseada se tornou um complexo naval, logístico-portuário e industrial de classe mundial, fruto de um investimento privado de R$ 3 bilhões, que está pronto para gerar ainda mais empregos qualificados na Bahia.

Para lembrar, o Complexo Eólico Tanque Novo está localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, ambos na região Sul da Bahia. Em breve, o Complexo contará com um total de 40 aerogeradores distribuídos em sete parques eólicos, com capacidade total instalada de 180 MW. A implantação do Parque consolidará a liderança nacional da Bahia na geração de energia eólica, com mais de 30% da produção nacional. Em dezembro, a Goldwind concluiu junto ao seu cliente CGN Brasil, em tempo recorde, 50% da instalação dos aerogeradores e até abril 100% estará finalizado, incrementando a potência instalada. Para o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, o feito garantirá ao estado uma posição de protagonismo na geração de energia renovável no país, uma política defendida e implementada há 10 anos pelo Governo da Bahia. “Estamos implantando um dos mais modernos e produtivos parques eólicos do Brasil e o Governo da Bahia tem sido um parceiro fundamental no sucesso da operação”.

Fonte: Petronotícias
16/03/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |