Sergio Bacci - foto divulgação Transpetro

Sérgio Bacci toma posse na presidência da Transpetro nesta sexta-feira (28)

  • 28/04/2023

Também serão empossados Fernando Mascarenhas como diretor financeiro e Jones Soares para cargo de diretor de transporte marítimo, dutos e terminais. Nomes foram eleitos, nesta quinta-feira (27), pelo conselho de administração da Transpetro

O conselho de administração da Transpetro elegeu, nesta quinta-feira (27), Sérgio Bacci, para o cargo de presidente da companhia. Os conselheiros também nomearam Fernando Mascarenhas, para o cargo de diretor financeiro, e Jones Soares, para o cargo de diretor de transporte marítimo, dutos e terminais da Transpetro. Eles assumem seus cargos nesta sexta-feira (28). No comunicado, a Transpetro agradeceu a contribuição de Luiz Eduardo Valente, que assumiu a presidência da companhia em setembro de 2021, além de sua diretoria no período.

Sergio Hermes Martello Bacci é administrador de empresas formado pela Instituição Faculdades Integradas Senador Flaquer, de Santo André. Possui experiência de mais de 20 anos no setor naval e offshore, logística e transportes marítimos, atuando na direção de grandes empresas como a Asgaard Navegação S.A., Opmar Serviços Marítimos Ltda. e Bram Offshore.

O comunicado destacou ainda que Bacci exerceu importante papel como representante do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no fomento ao crescimento da indústria naval brasileira. Também foi secretário de fomento para ações de transportes no Ministério dos Transportes, com destaque para a atuação na modernização da legislação de infraestrutura rodoviária, aquaviária e de portos.

Fernando Mascarenhas Cavalcanti de Barros é engenheiro eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sistemas Digitais/Redes de Computadores – MSc pela COPPE / UFRJ. Possui pós-graduação em Marketing pela PUC RJ, e em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC), onde também concluiu o MBA em Gestão Empresarial. Executivo com 22 anos de experiência nas indústrias de aviação, navegação, mineração e siderurgia, tendo ocupado posições de liderança globais e locais na Varig S.A., na Vale S.A. e em empresas do grupo Vale, nos cargos de gerente executivo de Análise e Planejamento Financeiro (FP&A) Global, Vice-presidente Executivo de Administração e Finanças, CFO, da California Steel Industries (CSI), empresa do grupo Vale, gerente sênior de relação com investidores, gerente geral da operação de rebocadores e gerente geral de inteligência de mercado de navegação na Vale.

Jones Alexandre Barros Soares é bacharel em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar e mestre em Gestão de Serviços pelo Instituto Universitário de Lisboa. Possui diversos cursos como MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Negociação e Liderança pela Harvard Law School e Ship Management & Logistics pela Cambridge Academy of Transport na Inglaterra. Atua no sistema Petrobras há 31 anos e na Transpetro há 22 anos, com vasta experiência na área de operações, acumulando mais de 4000 dias de navegação como capitão de longo curso e comandante de navios mercantes da Petrobras Transporte – Fronape. Exerce funções gerenciais há 23 anos, dentre as quais se destacam as de Gerente Executivo de Operação de Navios e Diretor da Transpetro International BV. É membro do Centro de Capitães da Marinha Mercante, da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM, IFSMA (International Federations of Shipmasters Association), Nautical Institute de Londres, e, da NAMEPA – The North American Marine Environment Protection Association.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
28/04/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , |