Presidente da Transpetro confirma ações efetivas para a retomada da indústria naval no Brasil

  • 12/07/2023

Edital deve ser lançado para definir quais serão os estaleiros responsáveis pelas encomendas da estatal. Navalshore reúne em agosto principais atores do mercado para debater crescimento da indústria

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, confirmou que foi criado um grupo de trabalho na empresa para que seja apresentado um plano detalhado para a retomada das contratações de embarcações. Segundo ele, os novos navios serão encomendados de acordo com a demanda da Petrobras.

“A retomada das contratações não se dará a qualquer preço e a qualquer prazo. As encomendas devem incluir, principalmente, navios gaseiros e embarcações para transporte de produtos claros e escuros, mas a quantidade exata de unidades está em análise”, disse o presidente da Transpetro.

Ainda de acordo com Bacci, a Transpetro trabalha para tentar lançar o edital entre o final de 2023 e início de 2024 para que se definam os estaleiros nacionais, que serão beneficiados com as novas encomendas. “Além das questões estratégicas de negócios da Transpetro e apoio à logística da Petrobras, a retomada da indústria naval é um impulso à atividade econômica, com a geração de empregos e o desenvolvimento do país”, afirmou ele.

O executivo informou, também, que o futuro da Transpetro continuará ligado ao desenvolvimento do Brasil. “Voltaremos a investir fortemente nos próximos anos. A Transpetro dos próximos 25 anos será uma companhia conectada com um mundo mais sustentável rumo à transição energética justa, reconhecida por sua atuação junto às comunidades e que dará orgulho à sua força de trabalho”, disse Bacci.

Navalshore 2023

No contexto de voltar a construir no Brasil, a Transpetro retoma sua participação na Navalshore 2023, após vários anos fora do evento. A 17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima acontece de 22 a 24 de agosto de 2023, no ExpoMag, no Rio de Janeiro. Considerado encontro líder da indústria naval na América Latina, o evento reunirá armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores do mercado para fomentar o debate deste ecossistema.

“Estar na Navalshore será fundamental nesta nova fase de investimentos e de retomada da ampliação da frota própria da Transpetro, especialmente porque decidimos que todo o processo será feito com muita responsabilidade e não será a qualquer preço e em qualquer prazo”, pontuou o presidente da Transpetro. A subsidiária da Petrobras, assim como a AkzoNobel, são patrocinadoras da 17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima.

Além da Transpetro, o evento reúne cerca de 90 empresas expositoras da cadeia da indústria naval, entre elas Wartsila, Rolls Royce, Akzonobel, Kongsberg, Cummins, Mitsubishi, Yanmar e Sotreq. Entre os estaleiros expositores estão Atlântico Sul, Rio Maguari, Belov, Mauá e estaleiro São Miguel.

Conferência

Durante o evento, acontece também a Conferência Navalshore, cujos temas norteadores serão: “Caminhos para o fortalecimento da indústria naval e offshore” e “Transição energética na indústria marítima”. O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, participa da conferência em painel sobre o poder público e os principais demandantes. Além de Bacci, participam do painel o diretor de Navegação e Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Batista, e o vice-almirante Celso Mizutani Koga, diretor de Gestão de Programas da Marinha do Brasil.

Serviço

17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima
Quando: 22 a 24 de agosto de 2023
Onde: Expomag – Rio de Janeiro – R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro
Horário: das 13h às 20h
Credenciamento de visitantes: https://inscricaoeletronica.app.br/navalshore2023/

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
12/07/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |