Faltam menos de dez dias para a Navalshore

  • 14/08/2023

Feira e conferência da indústria naval 2023 acontece entre 22 a 24 de agosto no Rio de Janeiro e reúne cerca de 90 marcas expositoras representantes de toda a cadeia do setor.

A menos de 10 dias para o início da 17a edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima, o evento, o mais relevantes da indústria naval sul-americana está praticamente pronto.

Serão três dias de networking, com novidades e soluções em tecnologias, equipamentos e serviços para o desenvolvimento da produção naval, considerando as mudanças que o setor de transporte marítimo vem enfrentando. O evento acontece de 22 a 24 de agosto, no Expomag, no Rio de Janeiro.

São expositores típicos da Navalshore estaleiros e fornecedores de navipeças, setor representado por mais de 90 empresas e 350 marcas nacionais e internacionais. Entre elas Wartsila, Rolls Royce, Akzonobel, Kongsberg, Cummins, Mitsubishi Marine, Yanmar e Sotreq, entre outras. Atlântico Sul, Rio Maguari, Belov, Mauá e o estreante Estaleiro São Miguel, também estão representando toda a cadeia da indústria naval.

Cerimônia de Abertura

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou presença e participará da cerimônia de abertura do evento. Além dele, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) Ariovaldo Rocha, a vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação (Syndarma)/ Associação das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), Lilian Schaefer, e o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, são outros nomes também confirmados.

Desafio da sustentabilidade

A redução das emissões de gases poluentes e as novas regulamentações definidas para o transporte marítimo promovem na indústria naval modificações estruturais que desafiam toda a cadeia. O tema será amplamente debatido na Navalshore, seja na programação de conteúdo do Congresso que acontece durante os dias de realização do evento, seja por meio das empresas que participam da área de exposição.

Entre as marcas presentes, a Flexprin Marine — especializada na produção e manutenção de equipamentos de salvatagem, segurança e proteção ambiental — é uma das empresas comprometidas com o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Segundo a coordenadora comercial, Ana Maria Martinez, o foco da Flexprin está no desenvolvimento de tecnologias voltadas à descarbonização e aos equipamentos de segurança. “A Flexprin planeja lançar, durante o evento, mais um inovador equipamento de segurança para o trabalho de profissionais no ambiente marítimo. Os detalhes devem ser revelados mais adiante”, afirmou.

Outro expositor com lançamentos previstos para a Navalshore é a DLC – Diesel Line Cambui. A empresa apresentará motores com novas tecnologias, utilizando metanol, células de hidrogênio e projetos híbridos, assim como a utilização de gás GNL. “A preocupação é global pela redução de emissão de carbono e o alinhamento com as políticas de ESG. Durante o evento, apresentaremos a solução da Fueltrax de gerenciamento e monitoramento de consumo de combustível e emissão de carbono, além da nova tecnologia para realização de treinamentos a equipes técnicas”, disse o gerente comercial, Claudio Ramalho.

A One Nature, que há mais de 15 anos se dedica à qualificação técnica no mercado naval e offshore, lança no evento um equipamento para tratamento de água de lastro, com base em ultravioleta. O sistema é capaz de eliminar os microorganismos presentes na água de lastro, evitando o impacto ambiental causado por espécies invasoras carregadas pelas embarcações.

“Estar presente na Navalshore pelo segundo ano consecutivo é motivo de orgulho para a One Nature. Oferecemos diversas tecnologias para controle ambiental e prevenção de poluição inerentes à operação de navios, e a Navalshore é o principal palco de encontro dos agentes do mercado naval brasileiro”, avalia o diretor executivo da empresa, Thadeu Paravidino.

A programação da conferência realizada durante a Navalshore debaterá temas como “Caminhos para o fortalecimento da indústria naval e offshore”, “Transição energética na indústria marítima”, “Câmara de nacionalização: desafios e oportunidades” e “Os impactos na indústria naval da reciclagem de embarcações e o aço verde”. Todo o conteúdo e a programação podem ser conferida no site do evento.

Neutralização de carbono

Buscando a sustentabilidade, os organizadores da Navalshore se comprometeram a neutralizar a emissão de CO2 durante o evento. Para tanto, será feito um plantio regenerativo de áreas agroflorestais brasileiras, que captura mais carbono da atmosfera, regula o clima, recupera nascentes, melhora a qualidade do solo e gera segurança alimentar para as famílias. Para cada tonelada de CO2 emitido durante os três dias, serão plantadas sete árvores.

Durante o evento será disponibilizado um QR Code que dá acesso aos visitantes à evolução da neutralização do carbono no evento.

Serviço
17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima
Quando: 22 a 24 de agosto de 2023.
Onde: Expomag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ.
Horário: das 13h às 20h.
Credenciamento para visitação: clique aqui

Sobre o evento e a Organizadora
A Navalshore é realizada desde 2004 no Rio de Janeiro. Um público total superior a 137 mil pessoas já passou pela feira, reunindo profissionais, empresários e representantes do poder público. Paralelamente à feira, a cada edição são promovidos cursos, workshops e conferências, tendo sido realizados mais de 450 destes eventos. A mais importante feira do setor na América do Sul é ponto de encontro obrigatório para empresas e profissionais que atuam no setor.

Há 16 edições, a Navalshore Organização de Eventos é responsável pela exibição de mais de 3.400 marcas de fornecedores de produtos e serviços para a indústria naval do mundo inteiro, promovendo negócios e desenvolvendo parcerias. Tem como principal parceira a revista Portos e Navios, provedora do conteúdo e referência editorial da indústria marítima no Brasil, fundada em 1958.

Fonte: Portos e Navios
14/08/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |