Foto: Julia Passos

Frente Parlamentar do Polo Gaslub é instalada na Alerj

  • 27/10/2023

O objetivo do colegiado é defender os empregos das indústrias de petróleo, gás e naval no Estado do Rio. A Frente Parlamentar de Acompanhamento do Polo GasLub foi instalada, nesta quarta-feira (25/10), à noite, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Janeiro (Alerj). A reunião aconteceu no plenário do Parlamento fluminense, e o tema central do debate girou em torno dos desafios relacionados à retomada das atividades dos estaleiros nacionais, geração de emprego e renda, e arrecadação de recursos por meio do Polo GasLub, em Itaboraí.

De acordo com a coordenadora da frente parlamentar, deputada Verônica Lima (PT), o trabalho do colegiado também envolverá ações como a recuperação de obras paradas e a internalização da construção de módulos de encomendas da Petrobras já existentes. Além do resgate da Política de Conteúdo Local, com uma previsão contratual de no mínimo 40%.

A vice-coordenadora do colegiado, deputada Zeidan (PT), ressaltou a importância de resgatar o emprego dos trabalhadores que precisaram recorrer ao trabalho informal após a crise no setor. “A nossa missão com essa frente é garantir, através das empresas de petróleo e gás, o sonho de todo o brasileiro de ter um emprego”, acrescentou.

Vão compor também a frente parlamentar os deputados Guilherme Delaroli (PL), Andrezinho Ceciliano (PT) e Célia Jordão (PL).

A reunião contou com a presença do subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto; e foi acompanhada por representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e do Secretário Executivo do SINAVAL, Sergio Leal.

Fonte: Alerj
27/10/2023|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , , , |