Os projetos que receberam prioridade na 53ª reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), realizada em setembro, preveem serviços em 12 estaleiros das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. As propostas são voltadas à construção, modernização, conversão, docagem e reparo de embarcações, aquisição e instalação de equipamentos para navegação interior (hidrovias) e marítima.
Dos quase R$ 3 bilhões em valores priorizados, aproximadamente metade está destinada à navegação interior. Outro destaque abrange recursos para construção de 4 embarcações de apoio offshore. Todas as novas prioridades concedidas nesta reunião têm vigência de 450 dias, contados a partir desta sexta-feira (6). Confira abaixo o detalhamento conforme os segmentos de projetos e atividades estabelecidos pelo conselho diretor do fundo setorial.
Construção – Apoio Marítimo
A Bram Offshore recebeu prioridade de R$ 571 milhões para a construção de 2 PSVs (transporte de suprimentos) — cascos NAV-151 e NAV-152 — no estaleiro Navship (SC). A Posidonia Shipping obteve prioridade de R$ 256,9 milhões para construção de 2 PSVs 4.500, no estaleiro Keppel Singmarine (SC). O conselho também aprovou prioridade de R$ 198,7 milhões para a Embrareb Soluções Marítimas, que apresentou projeto para a construção de 3 rebocadores marítimos de 90 toneladas de tração estática (bollard pull) no estaleiro Inace (CE).
Construção – Carga
A Mega Logística obteve prioridade para construção de 72 barcaças, sendo 36 barcaças tipo Box de 2.218 TPB (toneladas de porte bruto) e 36 barcaças tipo racked de 2.100 TPB, no Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará, com valor total de R$ 339,4 milhões. A Hermasa apresentou projeto para construção de 60 balsas graneleiras padrão Mississipi, sendo 46 de modelo Box com capacidade de 2000t e 14 de modelo Raked com capacidade de 1800t, no estaleiro Beconal (AM), com valor total de R$ 304.7 milhões.
A Unitapajós recebeu prioridade para a construção de 60 barcaças graneleiras, sendo 50 unidades de modelo Box com capacidade de 2218t e 10 de modelo Raked com capacidade de 2100t, no ERM, com valor total de R$ 282,7 milhões. Já a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA) apresentou o projeto para construção de 2 balsas tanques petroleiras com capacidade individual de 4.000 metros cúbicos (m³), também no ERM, com valor total de R$ 31,9 milhões.
Construção – Apoio à navegação
A Mega Logística também conseguiu prioridade para construção de 7 empurradores de 3.200 BHP, no ERM, com valor total de R$ 145,2 milhões. A Unitapajós tem em vista R$ 120 milhões para a construção de 2 empurradores fluviais de 1800 BHP e 1 empurrador fluvial de 6400 BHP, no ERM, com valor total de R$ 120 milhões. Para o projeto apresentado pela Hermasa visando à construção de 2 empurradores fluviais de propulsão azimutal, com 2.400kW de potência instalada, no Beconal, a prioridade aprovada é de R$ 79,6 milhões.
A Belov conquistou prioridade de R$ 18,9 milhões para construção de 1 balsa do tipo draga, no estaleiro da empresa, na Bahia. A CNA também obteve prioridade, no valor de R$ 8 milhões, para construção de 1 empurrador fluvial com 1.200BHP de potência instalada, no estaleiro JR Serviços Navais (AM).
A Camorim recebeu duas prioridades, sendo uma para construção de 3 rebocadores azimutais de 70 TTE, com valor total de R$ 107,6 milhões. A outra, no valor de R$ 37,7 milhões diz respeito à construção de 1 rebocador azimutal FIFI, de 70 TTE. As duas prioridades estão associadas a obras previstas para serem realizadas no estaleiro Detroit Brasil (SC).
Reparo/docagem
A Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT) recebeu prioridade que soma R$ 98 milhões destinada ao reparo/docagem de 17 PSVs: Alcatraz, Saveiros Atobá, Batuíra, Biguá, Cormoran, Saveiros Fragata, Fulmar, Saveiros Gaivota, Mandrião, Ostreiro, Pardela, Saveiros Pelicano, Prion, Sterna, Tagaz, Talha-mar e Zarapito, sendo 5 destas embarcações (Alcatraz, Biguá, Fulmar, Prion e Zarapito) com docagem, no Estaleiro Mauá (RJ).
A Bram Offshore apresentou projeto para o reparo do PSV Springbok e de 4 OSRVs (C-Admiral, C-Ambassador, C-Sailor e C-Acclaim), no estaleiro Navship (SC). O valor total priorizado para a Bram é de R$ 33,1 milhões. A CNA conseguiu prioridade de R$ 22,8 milhões para docagem com reparo para certificação de classe de 7 balsas petroleiras (E-156, E- 157, E-158, M-154, M-155, E-1004 e E- 1005), no Estaleiro Rio Amazonas (Eram). A CNA obteve outra prioridade de R$ 17,5 milhões para docagem com reparo para certificação de classe de 5 balsas petroleiras (T-238, T-239, M-501, M-502, e E- 1002), também no Eram.
Modernização
A Bram Offshore pretende modernizar 9 embarcações, sendo 4 PSV (Bram Brasília, Bram Belém, Cabo Frio e Springbok); 4 OSRV (C-Admiral, C-Ambassador, C-Sailor e C-Acclaim); e o AHTS Olin Conqueror, no Navship, com valor total de R$ 61,9 milhões. A WSUT recebeu prioridade de R$ 60,2 milhões para modernização de 12 PSVs (Alcatraz, Saveiros Atobá, Batuíra, Cormoran, Larus, Saveiros Pelicano, Petrel, Pinguin, Prion, Skua, Tagaz e Talha-mar), no Estaleiro Mauá (RJ). Já a Asso Marítima tem prioridade de R$ 11,8 milhões para modernização do PSV Asso Ventisette, no estaleiro Renave (RJ).
Aquisição de equipamentos
O CDFMM também aprovou prioridade de R$ 3 milhões da CNA para a aquisição e instalação de 2 novos conjuntos de propulsão motor/reversor, com potência de 1.260 HP cada, para o empurrador fluvial ‘B-222’, no estaleiro Oliveiras (AM).
Estaleiro
A Navship conquistou prioridade de R$ 35,8 milhões referente à ampliação e modernização de seu estaleiro localizado em Navegantes (SC).
A 54ª reunião ordinária do CDFMM está prevista para o próximo dia 7 de dezembro. O prazo limite para recebimento de novos projetos termina na próxima segunda-feira (9).