Rebocador Inter XVIII inclui estaleiro INC em novo filão da construção naval (Fotos: Joca Baggio)

Estaleiro lança rebocador e amplia atuação no mercado de construção naval

  • 19/01/2024

Embarcação Inter XVIII marca o início da linha de rebocadores da INC

As chuvas que caíram na manhã de quinta-feira não impediram que o Estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC), de Navegantes, realizasse o batismo e lançamento do rebocador multipurpose Inter XVIII.

A embarcação foi projetada e totalmente desenvolvida no estaleiro catarinense, levou oito meses para ser concluída e é considerada um rebocador de alta potência.

Agora o equipamento vai passar por uma bateria de testes na água e depois segue navegando para Guaratuba, no litoral do Paraná, onde deverá operar pelos próximos dois anos.

O Inter XVIII tem 20,9 metros de comprimento, boca moldada de 6,5 metros, 3,13 metros de pontal, 109 de arqueação bruta e dois motores de 829 HPs cada.

O diretor do estaleiro INC, Josuan Moraes Júnior, explica que o rebocador é uma encomenda da holding Internacional Marítima, controladora do estaleiro, e que após as operações no Paraná a embarcação vai entrar no mercado para fazer reboques oceânicos, portuários e hidroviários. “Esse rebocador é o primeiro construído no estaleiro. No entanto, o corpo técnico da INC tem a expertise adquirida na construção de mais de 100 rebocadores em outros estaleiros”, explica Josuan.

O diretor conta que, além desse primeiro rebocador para o grupo Internacional Marítima, a empresa já está com outros orçamentos na praça e em negociações com armadores para a construção de novos rebocadores, agregando esse novo filão de mercado ao portfólio do estaleiro. “Essa embarcação marca o início da linha de rebocadores da INC”, comemora.

A cerimônia de batismo teve como madrinha a jornalista Samara Toth Vieira e bênção do padre Pedro Daboit.

Expertise

O INC opera há cerca de seis anos na margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no bairro Volta Grande, e gera uma média de 130 postos de trabalho diretos entre mão de obra própria e terceirizada. O estaleiro tem os principais fornecedores e prestadores de serviços locais, o que garante a movimentação de todo o cluster da construção naval na região.

A indústria tem capacidade de processar até 200 toneladas de aço por mês e agora também iniciou a produção de embarcações em alumínio. É ainda referência na construção e reparos de embarcações de serviços (workboats), lanchas para o transporte de passageiros, além de navios de apoio às plataformas de petróleo e barcos de pesca.

Projetos ousados

E o INC inicia o ano com projetos ousados: quer construir em 2024 dois ferry-boats com capacidade para 80 veículos e 1200 passageiros (para operarem em São Luis do Maranhão), mais dois ferry-boats exclusivos para caminhões para a travessia Salvador/Itaparica, na Bahia.

Também está em negociações para iniciar a construção de barcaças para o transporte de placas de gesso, barcas para o transporte de petróleo e bunker. Os contratos de manutenção também são o forte da empresa.

A expertise da INC vem da sua controladora, a holding Internacional Marítima, pertencente ao grupo empresarial Cantanhede Participações. A empresa tem mais de 30 anos de mercado e operações no Maranhão, Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. É detentora de concessões para travessias de passageiros, veículos e cargas.

Estaleiro INC também produz barcos em alumínio

Fonte: Diarinho
19/01/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |