NT Almirante Gastão Motta

Licitação para revitalização do NT Almirante Gastão Motta ocorre dentro de um mês

  • 22/01/2024

Navio-tanque da Marinha do Brasil, que atua no abastecimento de combustível no mar, passará por plano de manutenção para modernização e aumento de vida útil. Resultado deve ser conhecido na segunda quinzena de março

O processo de credenciamento, entrega e abertura dos envelopes da licitação para contratação de serviços de engenharia para o navio-tanque (NT) Almirante Gastão Motta (G23), da Marinha do Brasil, está prevista para o próximo dia 20 de fevereiro. O certame, lançado em agosto passado e relançado em dezembro pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), vai ser realizado em modo de disputa fechado e abrangerá docagem e desdocagem do navio, com a reparação naval para restabelecer a integridade estrutural. A divulgação do resultado de julgamento da licitação está prevista para o dia 21 de março, após período recursal.

O edital também prevê a reparação e/ou substituição dos tanques de colisão AV e AR, do sistema de proteção catódica, manutenção e/ou substituição das válvulas de fundo e válvulas dos sistemas da embarcação. A lista inclui ainda a substituição de trechos de redes de diversos sistemas do navio, preparação de superfícies, pintura e manutenção mecânica da linha de eixo, hélice, bosso, sistema do hélice de passo controlado (HPC) e engrenagem redutora do navio.

Os vencedores deverão cumprir as especificações estabelecidas no plano de manutenção geral (PMG) da embarcação. O navio foi construído no antigo estaleiro Ishikawajima, no Rio de Janeiro, e incorporado à esquadra da Marinha do Brasil em 1991. A modernização tem como objetivo aumentar a vida útil do meio naval. O NT Gastão Motta atua no abastecimento de combustível no mar para aumento da autonomia das embarcações da esquadra.

Em julho de 2023, uma delegação de associados da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (CSENO/Abimaq) visitou o navio-tanque, no Rio de Janeiro. O objetivo foi avaliar oportunidades de negócio em atendimento às demandas da modernização da embarcação militar, que passará por esse PMG.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
22/01/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |