Estaleiro Brasfels realiza cerimônia de corte do primeiro aço do FPSO Raia

  • 08/03/2024

A Seatrium (formada após a fusão entre Sembcorp Marine e Keppel Offshore) realizou no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), a cerimônia de corte do primeiro aço do FPSO Raia, que será instalado em um projeto operado pela Equinor, na Bacia de Campos. Com capacidade para processar 126 mil barris de petróleo por dia (bopd) e 16 milhões de metros cúbicos de gás, o FPSO Raia terá capacidade de armazenamento de 2 milhões de barris de petróleo bruto.

Para lembrar, a Equinor apresentou as declarações de comercialidade e planos de desenvolvimento de dois campos de gás natural – Raia Manta e Raia Pintada – no bloco BM-C-33, em setembro do ano passado. O início da produção na área está previsto para 2028. O desenvolvimento de Raia Manta e Raia Pintada será o primeiro projeto no Brasil a tratar gás na própria plataforma, conectando-se à rede nacional sem a necessidade de processamento adicional em terra. A comercialização do gás será realizada por meio de um gasoduto offshore de 200 km do FPSO para Cabiúnas, na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Os líquidos serão escoados por meio de navios-tanque.

O estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), foi contratado pela japonesa Modec para construir módulos topside para o navio-plataforma, conforme noticiamos em dezembro. O escopo de trabalho compreende a fabricação de três módulos: unidade de recuperação de vapor/flare knockout (VRU/ FLARE KO); separação e estabilização de óleo; e circulação da linha de fluxo e sistemas de medição.

A Equinor, como operadora, detém 35% de participação no projeto Raia, enquanto a Repsol Sinopec Brasil e a Petrobras detêm 35% e 30% de participação, respectivamente. “Estamos entusiasmados com este projeto e com as possibilidades que ele traz para um futuro mais verde e sustentável para a energia”, destacou a Seatrium.

Fonte: Petronotícias
08/03/2024|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , |