O navio Aqua Helix que opera para a Petrobras no Nordeste é levado para reparos no estaleiro da Wilson Sons no Guarujá

  • 21/03/2024

A Wilson Sons realizou em seu Estaleiro, no Guarujá (SP), a docagem do navio Aqua Helix – classe Fast Crew Supplier – operado pela empresa de navegação CMM Offshore. Com tecnologia de ponta, a embarcação, que é fruto da colaboração entre CMM, Damen, Ampelmann e Internacional Marítima, passou pela primeira vez por um processo de manutenção programada no Brasil. A operação envolveu cerca de 120 profissionais no Estaleiro da companhia, simbolizando um marco para a indústria marítima brasileira. “Escolhemos a Wilson Sons pela estrutura, segurança e qualidade dos serviços. O navio Aqua Helix tem três empresas como proprietárias no projeto; e a parceria entre a Wilson Sons e a Damen, que representa mais de 90 embarcações já construídas e entregues, foi crucial para a decisão do local de docagem da embarcação”, afirmou o CEO da CMM, Christophe Vancauwenbergh.

Diferentemente de outras embarcações, o Aqua Helix, construído pelo estaleiro Damen em 2021, realiza docagem, anualmente, devido a sua função primordial no transporte de passageiros. Destinado ao mercado de energia offshore, o navio é também uma alternativa ao uso de helicópteros para transportar tripulação para plataformas, com capacidade de transferir um número maior de pessoas para distâncias mais longas. Assim, há uma redução de custos e maior eficiência na operação. A embarcação, que tem comprimento total de 73,65m, 11,01 metros de largura e 105 toneladas, atua em Aracaju (SE), na bacia de Sergipe-Alagoas (SEAL), podendo transportar 120 passageiros. Além disso, sua capacidade de operar com biodiesel reflete o comprometimento com a sustentabilidade ambiental. Com a superestrutura e o casco feitos em alumínio, o Aqua Helix oferece não apenas maior velocidade de movimentação, podendo alcançar até 40 nós, mas também uma estrutura leve e durável. Essa característica requer cuidados específicos durante o processo de docagem, para garantir a integridade da estrutura e dos materiais. Os serviços de docagem incluíram reparos estruturais, tratamento e pintura, garantindo que o Aqua Helix continue a operar com segurança e eficiência.

O diretor-executivo do Estaleiro da Wilson Sons, Adalberto Souza, ficou satisfeito com o resultado do trabalho: “Estamos orgulhosos em receber o Aqua Helix em nosso Estaleiro para uma docagem histórica. Essa parceria demonstra não apenas a capacidade técnica e a excelência operacional da Wilson Sons, mas nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade na indústria marítima brasileira. Garantir a qualidade de nossos serviços é parte primordial da nossa operação. Estamos sempre buscando os melhores resultados para os nossos clientes”.

Fonte: Petronotícias
21/03/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |