Caminhões desembarcam no Estaleiro Rio Grande — Foto: TV Globo/Reprodução

Navio da Marinha com ajuda humanitária chega ao RS; veja como foi operação de reconhecimento

  • 13/05/2024

Navio leva ajuda especializada, equipamentos, remédios e mantimentos para a população atingida pelas cheias no Rio Grande do Sul.

 

Sobrevoo em Rio Grande mostra estragos provocados pela cheia na Lagoa dos Patos

Porto do Rio de Janeiro, manhã de quarta-feira (8). O ritmo é de uma operação de guerra. Toneladas de doações são levadas para dentro do navio. Caminhões para transporte de mantimentos, combustível e água são embarcados. Além de três helicópteros.

“Nós teremos capacidade, com a estrutura militar que nós trouxemos, de realizar resgates, a distribuição de itens críticos de abastecimento e, também, a reconstrução da infraestrutura básica”, diz o contra-almirante Nelson Leite, comandante da Primeira Divisão da Esquadra.

São três dias de viagem com a situação se agravando na região sul do estado, especialmente no destino final do navio: a cidade de Rio Grande. A tripulação acompanha pela TV o drama que vai encontrar pela frente e o olhar apreensivo do sargento Cael Barros Costa chamou atenção. Ele é de Rio Grande e pediu para ser incluído nessa missão.

Ao Fantástico, Cael relata em que momento decidiu estar nessa missão.

Sargento Cael pediu para participar da operação que ocorre na cidade de onde vem a sua família: Rio Grande (RS) — Foto: TV Globo/Reprodução

 

“Quando eu soube que o navio atlântico iria para lá, já me prontifiquei para poder ajudar minha família. Bem angustiante, não tem como não se comover com isso”. conta.

Ele também comenta quem da sua família está em Rio Grande: “Meu pai, minha mãe e uma das minhas irmãs”.

Equipe do Fantástico faz sobrevoo em Rio Grande (RS). — Foto: TV Globo/Reprodução

 

A equipe do Fantástico acompanhou um sobrevoo de reconhecimento pela cidade de Rio Grande.

“A principal missão desse voo é o levantamento de como está a situação geográfica, climática, as condições de vento e a possível inundação ou não da cidade, para que a gente possa passar as informações ao nosso navio para que ele possa atracar em segurança”, diz o tenente Lucas Martins, ajudante do Departamento de Aviação.

A água avançou pela cidade, alagando a região da orla. Pelas imagens é possível ver o trabalho dos bombeiros e canoas circulando pelas ruas.

Às 14h45 de sábado, o navio atraca em Rio Grande e o desembarque é imediato, levando mantimentos, medicamentos e veículos para ajudar a população local.

 

Caminhões desembarcam em Rio Grande — Foto: TV Globo/Reprodução

 

Ao desembarcar do navio, o sargento Cael vê em sua primeira operação a situação em que a sua cidade está. “É muito triste. Nunca pensei que isso pudesse acontecer aqui na minha cidade”, diz.

O navio permanece atracado em Rio Grande por tempo indeterminado, prestando ajuda para todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Fantástico – Rede Globo – O Globo
13/05/2024|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , |