Projeto de construção de barcos de apoio marítimo pode levar à redução drástica de emissões de poluentes pelo setor marítimo. Juntas, as duas empresas estão prontas para liderar a indústria marítima rumo a um futuro mais sustentável.
A Compagnie Maritime Monégasque (CMM) e a Wärtsilä assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de construir os primeiros barcos de apoio marítimo (PSVs) do mundo movidos a etanol. A parceria destaca o compromisso de ambas as empresas em reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa na indústria marítima.
Esta iniciativa pioneira é baseada em um conceito de design colaborativo que utiliza a versátil plataforma de motores multifuel da Wärtsilä, o Wärtsilä 32. Em um avanço significativo em fevereiro deste ano, a Wärtsilä realizou testes bem-sucedidos em seu laboratório em Vaasa, na Finlândia, utilizando etanol como combustível principal em um motor Wärtsilä 32 em escala real. Esses testes inovadores confirmaram a capacidade do motor de operar eficientemente com uma variedade de combustíveis, incluindo diesel, biodiesel, óleo combustível pesado (HFO), metanol e etanol.
Apoio do FMM — A CMM obteve aprovação financeira preliminar do Fundo da Marinha Mercante Brasileira (FMM) para construir dez navios de apoio offshore (OSVs) no Brasil. A incorporação do etanol na estratégia operacional desses navios está alinhada com a visão da CMM de desenvolver uma frota com combustível mais limpo para operações tanto no Brasil quanto internacionalmente.
O acordo entre a CMM e a Wärtsilä estabelece um cronograma acelerado para a construção do primeiro navio, marcando um passo significativo em direção à aplicação industrial da plataforma multifuel Wartsila 32. Juntas, as duas empresas estão prontas para liderar a indústria marítima rumo a um futuro mais sustentável.
—Estamos entusiasmados em colaborar com a Wärtsilä para construir a primeira embarcação movida a etanol no setor marítimo. Nosso objetivo é construir esses navios no Brasil, garantindo que nossos clientes possam alcançar reduções substanciais nas emissões de gases de efeito estufa, apresentando uma alternativa viável para um futuro mais verde no setor marítimo—afirma Christophe Vancauwenbergh, CEO da CMM.
—Com as empresas de transporte marítimo sob crescente pressão para descarbonizar suas operações, a Wärtsilä continua dedicada ao desenvolvimento e teste de tecnologias e soluções para combustíveis marinhos de baixo e zero carbono. Estamos totalmente alinhados com a visão da CMM de acelerar a indústria marítima em direção ao transporte com emissões líquidas zero. Este acordo reforça ainda mais nosso compromisso com soluções inovadoras que possibilitam um futuro mais sustentável— declarou Roger Holm, presidente da Wärtsilä Marine e vice-presidente executivo da Wärtsilä Corporation.