Transpetro fará pré-qualificação para manutenção de motores da frota

  • 30/10/2024

Empresa pretende realizar licitações restritas aos pré-qualificados tecnicamente para serviços de manutenção de motores ciclo diesel e turboalimentadores utilizados em sua frota

A Transpetro divulgou, nesta terça-feira (29), uma convocação para pré-qualificação, em caráter técnico e permanente, para serviços de manutenção de motores ciclo diesel e turboalimentadores utilizados em navios da frota da companhia. De acordo com o chamamento, a empresa pretende realizar licitações restritas aos pré-qualificados nesse processo, com fornecedores que enviarem, até as 23h59 do próximo dia 14 de novembro, o formulário e os documentos comprobatórios e que venham a ser considerados aprovados quanto às exigências da convocação. A Transpetro estabeleceu que poderão participar da pré-qualificação interessados, nacionais ou estrangeiros, que atenderem a todas as exigências da convocação, não sendo permitida a participação de consórcios.

Após a avaliação de todos os fornecedores interessados, a Transpetro vai dispor de 12 meses para realizar as licitações restritas a pré-qualificados previstas no aviso. O fornecedor reprovado ou que apresentar documentação após a data assinalada no aviso não poderá participar dessas licitações restritas. A existência do aviso não obriga a Transpetro a realizar um número mínimo de licitações restritas aos pré-qualificados, nem a impede de realizar licitações abertas a quaisquer interessados, sem limitação às listas de pré-qualificados.

O escopo abrange serviços de manutenção geral preventiva e corretiva em motores diesel utilizados na geração de energia dos navios da Transpetro e em turboalimentadores utilizados na propulsão e geração de energia da frota. Para qualificação técnica, o fornecedor deverá apresentar carta de representação técnica válida de, pelo menos, um dos seguintes fabricantes de motores: Daihatsu China, Daihatsu Japão, Man Energy Solution, Wärtsilä, Caterpilar, Cummins, Yanmar e Himsen Engines.

Cada fornecedor deverá demonstrar ter ou estar formalmente associado a oficina para recuperação e teste de peças componentes dos motores que estarão sob sua responsabilidade de manutenção. A oficina deve estar localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de reduzir significativamente os custos e o tempo de transporte de peças e componentes e otimizar a logística de materiais. A localização da oficina será considerada válida se situada a até 50 quilômetros dos limites do município.

O fornecedor deve apresentar certificado Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) válido e atualizado, com a garantia de que a entidade realiza a verificação da regularidade da empresa perante o fabricante, assegurando assim a autenticidade do certificado. A Transpetro vai programar visita técnica à oficina para verificação, a fim de avaliar as condições e capacidades das instalações. Esta etapa incluirá a validação dos equipamentos, procedimentos operacionais e demais aspectos relevantes para garantir que a oficina atenda aos requisitos específicos do serviço de manutenção.

Fonte: Portos e Navios – Danilo Oliveira
30/10/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , |