Grupo, que firmou carta de intenções com dinamarquesa VMS, vem buscando parcerias com outras empresas para modelo integrado. Dique flutuante está no escopo do projeto.
A Mac Laren está apostando no conceito ‘One Stop Shop’ e na reunião de empresas especializadas, de diferentes áreas de atuação, para oferta de manutenção e reparação naval em um único local. O projeto tem o objetivo de transformar as instalações do grupo no Rio de Janeiro em um centro de excelência de manutenção e reparos, promovendo a integração de serviços e fortalecendo a indústria marítima. A plataforma contará com prestadores de serviços com múltiplas competências, a fim de oferecer uma solução integrada, eficiente e sustentável para ativos marítimos.
O primeiro passo foi dado com a assinatura de uma carta de intenções com a dinamarquesa Vestergaard Marine Services (VMS), cujas instalações serão dentro da Mac Laren, onde uma nova oficina será construída. O grupo Mac Laren atualmente possui duas unidades em Niterói (RJ), uma na Ilha da Conceição e outra na Ponta D’Areia, totalizando mais de 100 mil metros quadrados (m²) de área e 886 metros de cais.
O diretor de desenvolvimento de novos negócios da Mac Laren (RJ), Ronaldo Melendez, acredita que é uma iniciativa inovadora na América Latina. Melendez contou à Portos e Navios que o projeto contempla a chegada de um dique flutuante com capacidade de atender aos mais diferentes perfis de embarcações de apoio offshore (OSVs), proporcionando uma infraestrutura completa e serviços de manutenção corretiva, preventiva, preditiva e modernizações.
Melendez disse à reportagem que o modelo, com o gerenciamento concentrado na Mac Laren, tem potencial de quebrar paradigmas do setor, passando a adotar manutenções mais preditivas, aumentando a previsibilidade de quando e de quais serão as demandas de empresas de navegação. Segundo o diretor, o grupo tem buscado angariar parceiros nacionais ou estrangeiros e há ainda espaço para incluir, por exemplo, prestadores de serviços de mergulho, da parte elétrica, de posicionamento dinâmico (DP) ou outras eventuais demandas que possam surgir.
A empresa vem reiterando que considera ter um perfil multidisciplinar de absorver e atender vários negócios no mercado. Há 10 dias, foi divulgado que o consórcio formado pelo Estaleiro Mac Laren (RJ) e pela Ecovix se classificou para as próximas etapas da licitação da Transpetro, lançada em julho, que prevê a construção de 4 navios da classe Handy. Os petroleiros terão de 15 mil a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB) e serão destinados à movimentação de produtos claros. Caso o resultado seja homologado, os cascos serão construídos no Estaleiro Rio Grande (RS), de propriedade da Ecovix, e a finalização será no Mac Laren, em Niterói (RJ).