Camorim lança o C-Falcão e expande frota de ‘Rebocadores Azimutais’

  • 04/12/2024

A empresa batizou a segunda embarcação da série de cinco e prevê entrega da próxima em dois meses. Embarcações construídas pelo Estaleiro Detroit.

A Camorim deu mais um passo significativo na renovação e ampliação de sua frota com o lançamento do C-Falcão. O rebocador é o segundo azimutal de uma série de cinco embarcações em construção no Estaleiro Detroit, em um projeto avaliado em mais de R$ 200 milhões.

A embarcação foi batizada no dia 29 de novembro (sexta-feira), em uma cerimônia realizada no Estaleiro Detroit onde foi construído, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

Características do rebocador — O rebocador tem no total 24,35 metros de comprimento, 11metros de boca, pontal moldado e 4,64 metros, 3,30 metros de calado de projeto e calado máximo operacional de 5,42 metros, tração estática de 70tbp e potência de 2×2000 quilowatt.

Seguindo a linha de nomenclaturas de aves imponentes, escolhidas especialmente para esta série de embarcações, o nome C-Falcão simboliza força e evolução, assim como a nova fase da Camorim, que está se reestabelecendo como uma das líderes do setor marítimo.

O contrato com o Estaleiro Detroit prevê a entrega das cinco embarcações entre setembro de 2024 e maio de 2025, cujo cronograma da série se dá no seguinte: . C-Fênix — Setembro de 2024; C-Falcão — Dezembro de 2024; C-Albatroz — Janeiro de 2025; C-Condor — Março de 2025 e, C-Harpia — Maio de 2025.

Com a chegada do C-Falcão, a Camorim encerra 2024 com uma frota robusta de mais de 140 embarcações em operação em todo o Brasil, reafirmando sua posição entre os líderes do segmento.

No início do próximo ano, a empresa já se prepara para receber mais uma embarcação da série, o C-Albatroz.

Perfil da Camorim — Fundada em 1995, com mais de 1.200 colaboradores e mais de 130 embarcações entre rebocadores, PSVs, AHTs, LHs, lanchas, balsas e cábreas, a Camorim está preparada para atuar ao longo de toda a costa brasileira na área de apoio marítimo e nos principais complexos portuários do Brasil. Sua matriz está localizada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro e suas filiais encontram-se instaladas em: Porto do Açu-RJ, Itaguaí-RJ, Vitória-ES, Macaé-RJ, Santos-SP, Santarém-PA, Vila do Conde-PA, São Luís-MA, Paranaguá-PR e Rio Grande-RS. Com um portfólio diversificado e uma equipe altamente qualificada, a Camorim segue investindo em inovação e tecnologia para manter sua posição de liderança no setor marítimo. O compromisso da empresa com a segurança, sustentabilidade e qualidade a diferencia como um líder no mercado.

Fonte: Portal Fator Brasil
04/12/2024|Seção: Notícias da Semana|Tags: , , |