O evento constou de uma apresentação feita pelo Gerente do Projeto da POLAR 1 Construção Naval SPE Ltda, Engenheiro Maicon Batista Pinto, do progresso e dos principais aspectos de engenharia e construção do Navio, seguida de visita às instalações industriais do Estaleiro, onde a comitiva pôde observar os blocos que compõem a estrutura do Navio em diversas fases da construção, desde o corte de chapas até a montagem e edificação, culminando com a ida ao cais de edificação, onde dois blocos que comporão a futura Praça de Máquinas já estão unidos e posicionados nos respectivos berços.
O NPo “Almirante Saldanha” terá deslocamento de 6808 toneladas e cerca de 103 metros de comprimento, hangar para duas aeronaves de hélice rotativa UH-17, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026, o NPo substituirá o NApOc “Ary Rongel” nas OPERANTAR, com capacidades superiores, possibilitando a redução do tempo necessário para o reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), com a inclusão de guindastes modernos e de maior capacidade de carga e de manobra do navio; maior segurança na aproximação à praia, para desembarque de material e de pessoal, em função dos sofisticados sistemas de navegação e de controle; e a ampliação da área passível de ser visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.
Nesta fase de construção já foram gerados cerca de 600 empregos diretos e 6.000 indiretos, além de fortalecer a indústria naval brasileira e a base tecnológica associada, uma vez que o índice de conteúdo nacional do Navio é próximo de 50%.