As embarcações tipo PSVs-OSRVs de última geração, devem ser entregues no primeiro semestre de 2025. E o contrato tem previsão para 12 anos com a Petrobras. A Compagnie Maritime Monegasque (CMM) é um grupo marítimo holandês-brasileiro com sede operacional no Rio de Janeiro.
Estaleiro Enseada, às margens do Rio Paraguaçu, em Maragogipe (BA), foi selecionado como parceiro de construção naval da Compagnie Maritime Monegasque (CMM) em licitação para entregar seis modernos navios híbridos multipropósito de grande porte (5.000 DWT), tipo PSVs-OSRVs para a Petrobras. Essas embarcações, são navios empregados no transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e provisões diretamente à área de operações. Embora planejado para operações de alta intensidade, é também indicado para as de baixa intensidade, tais como missões de caráter humanitário e auxílio a desastres, portanto, versáteis e eficientes. Os contratos com a Petrobras são previstos para 12 anos, — garantindo sua utilização a longo prazo no suporte às operações offshore. As embarcações de última geração, devem ser entregues no primeiro semestre de 2025.
—Estamos entusiasmados em contribuir para este projeto transformador, que não apenas fortalece nossa parceria com líderes globais como a CMM, mas também solidifica nosso compromisso em apoiar a economia brasileira, avançar a indústria local e impulsionar a inovação no setor marítimo— disse Ricardo Ricardi, CEO do Estaleiro Enseada.
A capacidade do Enseada de realizar este projeto será reforçada pela expertise de outra empresado grupo Novonor, a Tenenge, firma de engenharia industrial com experiência no Brasil e foco em projetos altamente complexos. A Tenenge possui histórico em setores críticos como óleo e gás, químico e petroquímico, papel e celulose, e energia, garantindo a excelência técnica necessária para esta iniciativa.
—Este projeto representa um marco significativo para os setores industrial e marítimo do Brasil. Ao unir as forças da Tenenge e do Enseada, estamos prontos para entregar embarcações que incorporam inovação, eficiência e sustentabilidade. É uma honra contribuir para uma iniciativa que terá impactos positivos duradouros em nossa economia e destacará a expertise brasileira no cenário global—afirmou Maurício Almeida, CEO da Tenenge e presidente do Conselho de Administração do Enseada.
Motores Wärtsilä — Os PSVs-OSRVs contarão com um novo design da Kongsberg Ship Design e sistema de propulsão híbrido com motores Wärtsilä, que tornarão as embarcações 30% mais eficientes em consumo de combustível em comparação com navios convencionais. Essa combinação de design inovador, propulsão avançada e motores eficientes otimiza o consumo de combustível e aumenta a segurança operacional. Além disso, os navios estão projetados para uma futura adaptação ao uso de etanol como combustível, o que poderá reduzir em até 70% as emissões de carbono após a implementação.
—Essas embarcações são um testemunho do nosso compromisso com a sustentabilidade e o desempenho a longo prazo. Com contratos firmes de 12 anos com a Petrobras, elas desempenharão um papel essencial no suporte às operações offshore nos próximos anos — acrescentou Christophe Vancauwenbergh, CEO da CMM.
Estaleiro Enseada — O Estaleiro Enseada, localizado estrategicamente às margens do Rio Paraguaçu, na Bahia, é um construtor naval conhecido por projetos de alta qualidade e complexidade de embarcações e offshore. Enseada e Tenenge, empresas do Grupo Novonor, integram décadas de expertise em engenharia com recursos locais para entregar projetos de classe mundial para os setores marítimo e industrial.
A CMM é um grupo marítimo holandês-brasileiro com sede operacional no Rio de Janeiro. Especializada em operações offshore e de transporte marítimo, a CMM combina expertise internacional com um forte compromisso com a inovação sustentável no setor marítimo.