Estaleiro São José preparado para descomissionamentos e desmantelamentos de navios e plataformas

  • 13/12/2024

Em uma área de 17 mil metros quadrados às margens da Baía de Guanabara, com todas as normas brasileiras e internacionais vigentes, empresário do setor naval com cerca de 40 anos no mercado, faz investimentos focados a longo prazo.

O que antes chamavam de desmonte de embarcações, nos últimos anos, pela relevância da palavra, é o descomissionamento e desmantelamento de navios e ativos offshore, que compreende as ações, ao término da vida útil do empreendimento, para a mitigação de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, objetivando disponibilizá-las a outros possíveis usos pela sociedade.

A atividade de desmantelar total ou parcialmente uma embarcação em uma Instalação de Reciclagem de Embarcações (IRE), com a finalidade de recuperar componentes e materiais para reprocessamento e preparação para reutilização, assegurando a gestão de materiais perigosos e demais resíduos decorrentes dessa atividade, a qual inclui operações associadas, tais como o armazenamento e tratamento desses componentes e materiais em local preparado para recebê-las, mas não o seu posterior processamento ou descarte apropriado.

Processo que possui um conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva da operação das instalações, ao abandono permanente e arrasamento de poços, à remoção de instalações, à destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos e à recuperação ambiental da área.

E para tal fim, existem leis, e normas rígidas para o funcionamento. — Mas o empresário Jeferson Feres, que atua no mercado naval e offshore cerca de 40 anos, além de um longo histórico de família onde o pai atuava no setor, portanto, com tanto know how pela passagem por vários estaleiros, prestação de serviços para armadores, Arsenal de Marinha, etc. Feres não tem dúvida que ter o seu próprio estaleiro culmina o êxito de uma longa história nesta indústria ligada ao mar, — uma das mais antigas do mundo.

Fincado às margens da Baía de Guanabara, ele arrendou 17 mil metros quadrados de área, e realizou os investimentos necessários, para atender uma demanda hoje das mais importantes do planeta, que é dar destino final às embarcações, plataformas de petróleo, entre outros ativos offshore que já não tem mais vida útil. — A logística reversa que diminui o impacto ambiental, agrega valor, receitas dos negócios, trabalho e renda.

O empresário que vê o mercado naval e offshore aquecidos, prevê inicialmente a criação de 100 empregos diretos nesta nova empreitada. — É a realização de uma vida de trabalho e, investimentos —ressalta o empreendedor, que interrompeu sua correria para uma entrevista com o Portal e TV Fator Brasil.

O mercado —No mundo desmantela-se cerca de 900 embarcações por ano, sendo 50% de médio a grande porte, e a maioria dos casos era desmantelada na Ásia em países como Índia, Bangladesh, Turquia, Paquistão. Quanto ao descomissionamento de plataformas de petróleo, no Brasil existem cerca de 168 plataformas offshore em operação, e cerca de 42% delas já estão em situação de estudos bem avançados para o descomissionamento, iniciado em 2021, embora algumas já tenham sido descomissionadas entre 2017 e 2020.

Estudos indicam que aproximadamente 88% do peso leve dos FPSOs podem ser reaproveitáveis como sucata e, assim, alimentar a indústria siderúrgica nacional.

Em termos de fluxo de investimentos no país, estudo da Aurum Tank, consultoria especializada, aponta que nos próximos 30 anos este mercado pode gerar em torno de R$ 306 bilhões.

A Petrobras tem 54 plataformas marítimas com mais de 25 anos de operação, e já na esteira do descomissionamento, está ampliando o desenvolvimento e aprimoramento de projetos acerca do assunto— atividade de desmobilização e remoção de equipamentos ao fim da vida útil de um projeto — de sistemas de produção de petróleo offshore.

Há desafios para que este mercado se consolide no país, principalmente, regras ambientais e tributárias, mas os empresários tem pressa e o Brasil necessita se alinhar às super potências mundiais.
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Fonte: Portal Fator Brasil
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