Agenda 2025 da IMO prioriza combate à ‘frota obscura’ e descarbonização

  • 21/01/2025

Secretário-geral Arsenio Dominguez destacou medidas globais para enfrentar desafios marítimos, com foco em segurança, regulamentação ambiental e avanços tecnológicos

Em uma coletiva de imprensa na última terça-feira (14), o secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Arsenio Dominguez, delineou as prioridades da organização para o ano, incluindo a segurança marítima, o combate à chamada “frota obscura” e a descarbonização do setor. Com 176 Estados-membros, a IMO reforçou seu compromisso de enfrentar desafios globais no transporte marítimo, que afetam diretamente a economia global e o meio ambiente.

A crescente preocupação com a “frota obscura”, composta por embarcações que operam fora das regulamentações de segurança e ambientais, está no topo da agenda da IMO. Essas operações ilegais evitam custos de seguro e frequentemente se envolvem em atividades ilícitas. Segundo Dominguez, a IMO está intensificando a cooperação técnica e a capacitação dos Estados-membros para garantir a aplicação efetiva das normas internacionais. A questão será aprofundada durante a sessão do Comitê Jurídico da IMO, entre 24 e 28 de março de 2025.

A IMO também confirmou 69 ataques a navios internacionais no Mar Vermelho entre novembro de 2023 e novembro de 2024, com impactos significativos na indústria marítima e na economia global. O caso do MV Galaxy Leader, detido desde novembro de 2023 com 25 tripulantes a bordo, permanece em negociação. Em resposta, o secretário-geral planeja inaugurar, na próxima semana, o Escritório de Presença Regional da IMO em Alexandria, Egito, para fortalecer as operações de segurança marítima e proteção ambiental na região.

A redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) continua a ser um pilar central da agenda da IMO. Dominguez destacou avanços na definição de um padrão global para combustíveis marítimos e um mecanismo de precificação de emissões, ambos parte do objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050. As regulamentações devem ser formalmente adotadas em uma sessão especial do Comitê de Proteção Ambiental Marítima, prevista para outubro de 2025.

Além dos desafios mencionados, a IMO se concentra em temas como o abandono de marítimos, reciclagem de navios, proteção dos oceanos e a promoção de diversidade no setor. De acordo com a IMO, essas questões refletem o compromisso da organização em equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e social no setor marítimo.

Fonte: Portos e Navios – Lorena Parilha Teixeira
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