Conheça as empresas pré-qualificadas para a nova licitação do FPSO P-88, que será instalado no Campo de Albacora

  • 01/04/2025

A aguardada licitação para contratação do novo FPSO do campo de Albacora, na Bacia de Campos, já está na rua. A Petrobrás divulgou o edital da concorrência no início desta semana e a disputa pelo contrato da plataforma tem oito concorrentes pré-qualificados: Modec, Shapoorji, Yinson, MISC, BW Offshore, SBM Offshore, MISC, Ocyan e Altera (as duas últimas empresas, como se sabe, atuam em parceria na joint venture Altera & Ocyan). A abertura dos envelopes com as propostas está programada para 1º de outubro. Contudo, como é comum neste tipo de licitação, é possível que haja a ampliação desse prazo. O edital prevê ainda que a licitante com a melhor proposta poderá optar por desistir do contrato de Albacora caso seja a mais bem classificada na concorrência pelos FPSOs de Sergipe Águas Profundas (SEAP) e não tenha capacidade para assumir os contratos de ambas as oportunidades.

Esta será a segunda tentativa da Petrobrás para contratar a nova plataforma de Albacora. A primeira concorrência, no modelo de afretamento, recebeu propostas da BW Offshore e Ocyan, mas terminou sem sucesso nas negociações de preço. Nesta nova licitação, a modalidade escolhida foi a BOT (Build Operate Transfer), pela qual a licitante vencedora vai operar o navio durante um determinado período e depois transferirá a responsabilidade para a Petrobrás.

P-31 Campo de Albacora

 

A plataforma terá capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo ao dia e vida útil projetada de pelo menos 20 anos. A unidade será ancorada em águas offshore, em uma localização com profundidade de 670 metros. O FPSO receberá a produção de poços de petróleo submarinos e deverá possuir instalações de processamento para tratar os fluidos, estabilizá-los e separar a água produzida e o gás natural. Os líquidos processados serão medidos, armazenados nos tanques de carga do navio e transferidos para petroleiros aliviadores.

O gás produzido, contendo CO₂ e H₂S, deverá ser comprimido, desidratado, tratado e utilizado como gás combustível e para elevação da produção de petróleo. O gás remanescente será exportado para o continente. O projeto contempla um layout submarino com até 25 poços, sendo 15 de produção e outros 10 para injeção de água. O conteúdo local será de 20%, em linha com o percentual utilizado nas áreas da Rodada Zero. A plataforma só deve entrar em operação após 2030.

 

Albacora está a cerca de 110 km a leste do Cabo de São Tomé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a produção do campo acontece por meio das plataformas P-25, do tipo SS (Semi Submersível), e P-31, do tipo FPSO. A malha de escoamento de óleo da P-25 é constituída por um oleoduto que interliga a unidade à P-31. A nova plataforma do campo será usada para viabilizar a produção do reservatório de Forno, localizado no pré-sal, ao sul de Albacora.

Segundo o mais recente plano de negócios da Petrobrás, serão US$ 23 bilhões de investimentos na Bacia de Campos até 2029. Ao todo, 32% da produção da região dentro de cinco anos virá do pré-sal, com cerca de 200 novos poços a serem conectados durante o período. Há ainda estudos para implantação de hubs de captura de carbono (CCUS) no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com investimentos a partir de 2027.

A Petrobrás também quer avaliar o potencial exploratório remanescente da Bacia de Campos com a perfuração de Norte de Brava, Água Marinha e do bloco C-M-477. Conforme noticiamos na última semana, a estatal anunciou que identificou a presença de hidrocarbonetos no poço exploratório 1-BRSA-1394-RJS, no bloco de Norte de Brava. A perfuração do poço foi concluída e, no momento, está sendo realizada a perfilagem final. Em um próximo passo, a Petrobrás dará continuidade às operações para concluir o projeto do poço e caracterizar as condições dos reservatórios e fluidos encontrados. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área.

Fonte: Petronotícias
01/04/2025|Seção: Destaque Superior 300px, Notícias da Semana|Tags: , , , , , |