Companhia prevê certame com 4 lotes de embarcações de apoio. Abertura das propostas será em maio
A Petrobras lançou, nesta quinta-feira (24), uma licitação para o afretamento de até 18 PSVs (transporte de suprimentos), divididos em 4 lotes, com possibilidade de contratação de embarcações de bandeira brasileira e estrangeira. De acordo com o edital, a abertura das propostas está prevista para o próximo dia 19 de maio. O certame será realizado pelo modo de disputa fechado e adotará o menor preço total como critério de julgamento.
A companhia prevê a contratação de até 5 embarcações do tipo PSV Carga Geral (CG) – Lote A, até 8 PSVs Multipropósito (MUF) ou PSV Fluideiro (FLU) – Lote B, até 2 embarcações do tipo PSV HB – Lote C, e até 3 embarcações do tipo PSV Multipropósito (MUF) ou PSV Fluideiro (FLU) – Lote D.
A Petrobras vai avaliar as embarcações com propostas apresentadas na ordem de prioridade definida no quadro (foto) publicado no edital. Caso a demanda total desta contratação não seja atendida através da ‘prioridade 1’ de cada Lote, a companhia passará a avaliar as embarcações com propostas apresentadas respeitando o ordenamento de prioridades, até que a demanda total da contratação seja atendida por lote.
A previsão de entrada em operação é janeiro de 2026 ou 180 dias após assinatura do contrato (Lote A), e de maio de 2026 ou 240 dias contados após assinatura do contrato (Lotes B e C). Já a entrada em operação prevista para o Lote D é setembro de 2026 ou 305 dias contados após assinatura do contrato.
Caso uma embarcação entre em operação em prazo menor do que o prazo de mobilização previsto, o período remanescente (antecipação) da mobilização será acrescido ao prazo de execução do contrato e, desta forma, a empresa teria como medir mais diárias de afretamento da embarcação no mesmo período de vigência contratual. De acordo com o edital, a quantidade de taxas diárias da planilha de preços unitários (PPU) irá prever esta possibilidade e o prazo de antecipação está limitado a 150 dias.