A indústria global do petróleo volta suas atenções nesta semana para Houston, nos Estados Unidos, onde começa nesta segunda-feira (5) mais uma edição da Offshore Technology Conference (OTC), o principal evento internacional do setor petrolífero. Ao longo dos próximos dias, a feira será palco para o lançamento de novas tecnologias, soluções inovadoras e debates sobre os rumos da indústria. Mais uma vez, o Brasil marca presença com força: mais de 30 empresas e instituições do país participam do evento com estandes no Pavilhão Brasil, apresentando ao mercado global o que há de mais avançado em soluções para o ambiente offshore. Entre os destaques estão tecnologias que vão desde equipamentos para ancoragem e salvatagem, sistemas de automação industrial e iluminação para áreas classificadas até plataformas digitais com inteligência artificial, sensores cognitivos e soluções voltadas à transição energética. A diversidade e a sofisticação dessas inovações reforçam o papel do Brasil como um dos protagonistas da indústria offshore mundial.
A participação brasileira na OTC Houston deste ano é viabilizada pelo projeto setorial Brazil Machinery Solutions (BMS) — uma iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Ao todo, 31 empresas integram o Pavilhão Brasil. “Estamos levando um recorte interessante de empresas para representar o nosso país, desde máquinas e equipamentos, serviços de engenharia e logística até empresas que desenvolvem softwares e inteligência artificial para o setor, demonstrando a força e a diversidade de toda nossa cadeia de petróleo e gás. Esse movimento reforça o nosso compromisso em apresentar soluções cada vez mais integradas e alinhadas com as transformações globais do setor“, explicou a Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, Patrícia Gomes.
Entre as empresas brasileiras que participam da OTC Houston 2025, algumas apresentam soluções tecnológicas de ponta para diferentes etapas da cadeia offshore. A Altus leva à feira sua Série Nexto, uma linha de CLPs voltada à automação industrial com alto desempenho e conectividade. A Cladtek fará demonstrações práticas do RapidPipe Connector, solução para conexões rápidas e seguras em ambientes corrosivos. Já a Cognittiv apresenta uma plataforma baseada em neurociência que monitora a fadiga e a prontidão cognitiva de profissionais em operações críticas, com testes interativos disponíveis no estande.
A CSL Ropes exibe cabos sintéticos de poliéster para ancoragem em águas profundas, enquanto a Delp mostrará suas estacas torpedo com auxílio de navegação virtual e modelos 3D. A Flexprin Marine apresenta uma maquete de sua cesta de transporte pessoal, voltada à salvatagem, e a HBR exibe uma maquete detalhada de seus sistemas de ar comprimido. A MB Group destaca suas fundições em ligas metálicas especiais para aplicações severas, e a The Insight leva à feira a Lubr.ai, plataforma com sensores e inteligência artificial que monitora a qualidade de óleo lubrificante em tempo real.

Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ
“A participação do Brazil Machinery Solutions na OTC Houston 2025 marca um momento estratégico para a indústria brasileira e inédito para o nosso projeto setorial. Estar presente em um dos maiores palcos globais da tecnologia offshore é, ao mesmo tempo, um desafio e uma grande oportunidade de posicionamento internacional“, disse Patrícia. “Mais do que nunca, queremos destacar o papel que a indústria brasileira pode desempenhar na transição energética, acreditamos que o setor de óleo e gás tem um papel relevante a cumprir, especialmente quando orientado por práticas responsáveis de ESG e inovação sustentável“, finalizou a executiva.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a OTC Houston é um espaço estratégico para o Brasil divulgar oportunidades comerciais e de investimentos. “Queremos mostrar o potencial das empresas brasileiras de soluções de bens e serviços de suprimentos de petróleo e gás e expandir a inserção delas no comércio internacional,“ afirmou. Já o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, destaca a importância da presença brasileira na feira: “A participação do Brasil reforçará o posicionamento do nosso país como parceiro global de negócios para o setor focado em soluções baseadas numa cadeia de baixa emissão de carbono“, declarou.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana
O pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, conta com 11 parceiros: Conselho de Óleo e Gás da Abimaq, Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Consulado Brasileiro em Houston, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Porto de Suape, Pré-Sal Petróleo (PPSA) e Sebrae RJ. Além disso, haverá o pavilhão com 31 empresas apoiadas pelo projeto setorial Brazil Machinery Solutions, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). São elas: Açoforja; Altave; Altus; Cladtek; Cognittiv; Conexled; CSL Ropes; Delp; DLC; Engemasa; Flexprin Marine; Gascat; Gavea Group; HBR; Inovaren Partners; L.C.D. Engenharia; Maxepoxy; MB Group; MI Electric Brasil; MRM Logistics; Natec; Neptune Marine; Qualitech; Shape Digital; Supplylog; TechnoFink; Technomar; TGS; The Insight; Vanasa Multigas; e WEB Nordeste.