Dino Batista, secretário nacional de hidrovias e navegação, destacou que algumas ações já estão em curso e serão reunidas num pacote que MPor planeja lançar ainda no segundo semestre
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) prevê, para ainda no segundo semestre deste ano, o lançamento do ‘BR dos Rios’, nome inspirado no programa de estímulo à cabotagem, e que terá como objetivo o desenvolvimento da navegação interior. O secretário nacional de hidrovias e navegação (SNHN), Dino Antunes Batista, disse que a iniciativa terá uma pegada diferente do BR do Mar, criado pela Lei 14.301/2022 e regulamentado na semana passada via decreto 12.555/2025.
“Será diferente. Quem acompanhou o BR do Mar viu que ele tratou muito de mudança legislativa nas regras de afretamento. O BR dos Rios vai tratar de identificar quais são os problemas da navegação interior e propor ações específicas”, contou Batista em entrevista à Portos e Navios.
O secretário ressaltou que o futuro programa dará uma ‘roupagem’ ao que o governo federal já vem trabalhando e reunirá muitas ações que já estão sendo executadas pelo ministério, como o programa de concessões hidroviárias. “Será um conjunto de ações que visam atacar e resolver problemas identificados através das várias conversas que temos com setor”, adiantou Batista.