A Marinha do Brasil informou que foram iniciados, na última terça-feira (12), os testes de aceitação no mar da fragata Tamandaré (F200), a primeira das embarcações previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). Na primeira etapa, a embarcação vai navegar pela costa de Santa Catarina para verificar o desempenho e a integração dos sistemas de propulsão, de geração de energia, de automação e auxiliares, além de avaliar a performance e a navegabilidade em mar aberto. Serão testados também quadros elétricos e os sistemas de alarme e segurança.
O PFCT é desenvolvido pela Marinha em parceria com a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis e é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). As embarcações que serão construídas como parte do programa são, segundo a força naval, de alta complexidade tecnológica, com capacidade de combate e de operar em todos os ambientes de guerra: superfície, aéreo e submarino.
A entrada em operação da Fragata Tamandaré está prevista para dezembro deste ano. A embarcação tem 107,2 metros de comprimento, 15,95 m de boca, calado de 5,3 m e altura de 20,2 m. Sua capacidade de deslocamento é de 3.455 toneladas, e o barco pode navegar à velocidade máxima de 25 nós, correspondentes a 47 quilômetros por hora.